Vinho postado pela confraria de enoblogs para o dia 1o de julho. Postei com algumas horas de antecedência pois viajo cedo amanhã para a região do São Francisco, para visitar algumas vinícolas.
O tema da vez foi o Sauvignon Blanc da copa, um sul-africano elaborado pela Nederburg. Como opção para os que não conseguissem encontrar o vinho - o que foi o meu caso - ficou livre a escolha por outro Sauvignon Blanc, com a condição de fosse produzido no país da copa.
Escolhi este Fleur du Cap, também produzido por uma vinícola vinculada à gigante sul-africana Distell. Infelizmente no site da vinícola não há ficha técnica disponível, de forma que ficarei devendo mais informações sobre a elaboração deste vinho.
É amarelo palha claro, límpido e brilhante, com reflexos verdes bem nítidos e lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz tem média intensidade, com notas herbáceas, algo lembrando pimentão verde e também fruta cítrica. Aqui o vinho se diferencia dos chilenos de Casablanca aos quais estou acostumado, por não apresentar aquele maracujá exuberante (que, convenhamos, chega a ser enjoativo às vezes).
Na boca tem ótima acidez, álcool bem integrado, não se fazendo notar de forma incômoda e contribuindo no frescor. O corpo é leve, o retro-olfato é intenso, confirmando o herbáceo e remetendo a algo mineral. A persistência é média, em 7 segundos, e o vinho não apresenta nenhum amargor, o que é ótimo.
Vinho muito refrescante, e ótimo para quem busca um Sauvignon Blanc diferente dos chilenos. Pretendo comprar mais vezes assim que o clima aqui em Salvador esquentar mais, porque a chuva e o "frio" que está fazendo por aqui não andam contribuindo para vinhos deste tipo. Um ótimo vinho de verão, ainda mais pelo preço!
Região: Stellenbosch - África do Sul
Produtor: Bergkelder - Distell
Importador: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço: R$ 34,00
Produtor: Bergkelder - Distell
Importador: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço: R$ 34,00
Alexandre, como fazer para participar desta confraria de enoblogs?
ResponderExcluirUm abraço Peter
EXPERIMENTE UM CHENINBLANC DA ÁFRICA DO SUL SÃO MUITO BONS.