segunda-feira, 5 de julho de 2010

Terranoble Vineyard Selection Chardonnay 2008

Enquanto eu organizo as notas da minha visita à Fazenda Ouro Verde (projeto da Miolo no Vale do São Francisco), deixo aqui comentários sobre um dos vinhos que tomei no jantar de sábado, para abrir os trabalhos.

Este Terranoble Vineyard Selection é elaborado no Vale de Casablanca, lugar mais propício para o cultivo de uvas brancas no Chile. Segundo a ficha no site da importadora 25% do mosto foi fermentado em carvalho (sem indicar a procedência e uso). 

Se mostrou um vinho amarelo palha de média intensidade, límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e muito abundantes.

No nariz tem intensidade média, com aromas predominantemente frescos e frutados, como o clássico abacaxi, algum cítrico e pêssego. A despeito de uma parcela do vinho estagiar em barricas e do mosto permanecer 3 meses sur lies, e da descrição de aromas amanteigados na ficha técnica, desta vez eu só senti a fruta mesmo, nada lácteo ou tostado.

Na boca o vinho é macio, com boa acidez uma ponta de dulçor, álcool sobressaindo um pouco, corpo médio, persistência média também (7 segundos) com retro-olfato confirmando o nariz.

Achei um conjunto bem agradável, bom para abrir refeições, e com um preço adequado na importadora. O uso sábio da madeira se destaca aqui, conferindo elegância na boca e talvez algum aroma (que desta vez não captei), mas sem esmagar a fruta ou deixar o vinho pesado.

Terranoble Vineyard Selection Chardonnay 2008
Região: Vale de Casablanca - Chile
Produtor:
Viña Terranoble
Importador:
Decanter
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
Chardonnay
Preço:
R$ 35,70 - R$ 37,55

Um comentário:

  1. Caro Alexandre nunca me arrependo com os vinhos da Terranoble. O Syrah 2005 tá perfeito.
    Parabéns pela postagem.
    Abs, Rômulo Lôbo.
    www.golesedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir