terça-feira, 6 de julho de 2010

Miolo Gamay 2009

Mais uma vez estou postando um vinho nacional simples e barato, sem grandes pretensões. 

O escolhido da vez foi o Miolo Gamay 2009. Também tenho aqui uma garrafa da safra 2010, que pretendo abrir e postar dentro das duas próximas semanas. (Mas antes disto, estou devendo algumas postagens sobre os vinhos que bebi na Fazenda Ouro Verde, no Vale do São Francisco)

Pois bem, o Miolo Gamay é elaborado nos mesmos moldes da maioria dos Beaujolais, ou seja: monovarietal da casta Gamay, com maceração carbônica (processo ao qual pretendo em breve dedicar um post exclusivo para explicar) e destinado ao consumo imediato. Este exemplar ainda conta com a assinatura do enólogo Henry Marionnet, considerado o "Papa da Gamay" na França segundo a Miolo Wine Group.

Este vinho é vermelho puxado para o violáceo, com boa transparência e intensidade de cor média/baixa, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, quase sem cor.

No nariz tem média intensidade, com aromas predominantes a fruta vermelha fresca,  quase verde, como era de se esperar. Também notei uma pontinha floral, muito, muito de leve. 

Ao provar, mostra logo sua principal característica: a acidez. Mas a despeito da boa acidez, o álcool (12%) sobressai mais do que aceitável no conjunto, mesmo com o vinho frio. Outro ponto incômodo em boca é o amargor, que achei exagerado. Taninos quase sem apresentar adstringência, como esperado, e persistência curta (5 segundos no máximo), com retro-olfato confirmando a fruta, sem grande expressão. 

O vinho se mostrou bem interessante no nariz - para o preço e proposta de vinho jovem - mas decepcionou muito em boca pelo desequilíbrio. Ainda assim, acaba honrando o valor cobrado. Dá pra dar uma noção a quem é curioso pelos Beaujolais (os mais simples) mas não está disposto a pagar 50-60 reais por um vinho comum de dia-a-dia que vale 2-3 euros na França. 

Espero que o 2010 esteja melhor, pois torço muito por este projeto da Gamay aqui! Assim que provar, posto minhas impressões.

Miolo Gamay 2009
Região: Vale dos Vinhedos - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group
Importador:
-
Teor alcoólico:
12%
Casta(s):
Gamay
Preço:
R$ 17,00 - R$ 22,00

Um comentário: