quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Miolo Reserva Pinot Noir 2009

Uma notinha rápida sobre outro vinho que bebi no stand da Miolo durante o Wine Bahia, o Miolo Reserva Pinot Noir 2009. Para quem não sabe, este Pinot na verdade é o antigo e Fortaleza do Seival, também da Miolo. Quando a linha Reserva (Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay) foi transferida da Serra Gaúcha para a Campanha, extinguiram a linha Fortaleza do Seival, e os vinhos com este rótulo se tornaram Miolo Reserva.

Conforme processo que parece padrão entre os vinhos da Miolo, este Pinot Noir passa por seleção manual dos frutos, com desengace total. Maceração pré-fermentativa por 3 dias com 1 pigeage/dia, e fermentação alcoólica e maceração com 6 pigeages/dia. Após maloláctica completa, a maior parte do vinho estagia em inox, e uma pequena parcela em barricas de carvalho francês por 5 a 6 meses.

O vinho tem cor vermelho violácea clara, bem transparente e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

Tem média intensidade aromática, mostrando aromas frutados como morango e cereja. Leve vegetal e algo lácteo, lembrando iogurte natural.
Tem leve dulçor na boca, com boa acidez, como esperado; álcool um pouco forte, e taninos quase imperceptíveis. Corpo leve, com persistência média (7 segundos), perfumando a boca com muita fruta.

É um vinho fresco, bem alegre. Sem maiores pretensões, mas gostoso! Bom para dias quentes, sendo uma opção aos brancos, espumantes e rosés. Bebo de novo facilmente!

Para os que quiserem ler a nota do extinto Fortaleza do Seival Pinot Noir 2008, última safra antes de se tornar reserva, é só acessar: 

Miolo Reserva Pinot Noir 2009
Região: Campanha Gaúcha (Candiota) - Brasil
Produtor: Miolo Wine Group
Importador: -
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Pinot Noir
Preço: aprox. R$ 30,00

4 comentários:

  1. Incomparável, o RAR :) O Fortaleza também já tomei, falta provar o Reserva Pinot Noir. Valeu pelas dicas, voltarei outras vezes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia!

    Na verdade, o Reserva Pinot Noir é o extinto Fortaleza do Seival Pinot Noir.

    É que a linha Reserva da Miolo (com os rótulos Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay) teve sua produção transferida da Serra Gaúcha para a Campanha Gaúcha, próxima ao Uruguai.

    Aí, certamente por motivos de marketing, decidiram extinguir o rótulo Fortaleza do Seival, e passar todos os vinhos que já eram produzidos na Campanha Gaúcha para a linha Reserva. (Que eram justamente o Tempranillo, Pinot Noir, Tannat, Sauvignon Blanc e Pinot Grigio)

    Obrigado pela visita, e vê se volta! ;)

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário de amigos que têm preconceito (não verbalizado) contra os vinhos nacionais eu procuro sempre experimentar. Como não domino bem Pinot Noir resolvi experimentar vários e de vários países. Inicie com este Miolo, safra 2010. Resultado: é ruim de dar dó (no bolso). Nariz inexistente. Boca curtíssima. Herbáceo, amargo. Álcool correto e acidez boa. Se encarar outros desse volto para os malbecs e bordeaux.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cmnpecon,

      Então, pelo que lembro notei um herbáceo neste que bebi há tempos, mas não tão intenso como você descreveu. E o nariz não chegava a ser inexistente, embora não fosse uma festa.

      Mas preciso provar de novo, e a safra 2010.

      Um abraço!

      Excluir