quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Casillero del Diablo Shiraz 2008


A linha Casillero del Diablo dispensa apresentações para o enófilo brasileiro. Elaborados pela gigante chilena Concha y Toro, e vendidos no mundo inteiro, os vinhos Casillero del Diablo já passaram pelas taças da maioria dos apreciadores de vinhos do país.
E nas taças de alguns, como eu, é presença constante, pois se trata de uma opção segura e relativamente barata (já foi mais, infelizmente), com qualidade constante e boa tipicidade das castas, sendo um ótimo "vinho didático" para quem quer aprender a perceber as características específicas de cada uva.

Elaborado no Vale de Rapel, o Casillero del Diablo Shiraz estagia durante 8 meses em barricas de carvalho americano. O vinho ganhou pontuações entre 86 e 89 de veículos como Wine Enthusiast (89), Wine Spectator (87), Guia Descorchados (89) e Wine Advocate (86), em sua safra anterior, de 2007. 

É um vinho vermelho violáceo e intenso, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, com cor.

No nariz, média intensidade, com aromas a fruta vermelha, ameixa, especiaria típica da Syrah bem evidente (pimenta do reino preta), e algum tostado.

Na boca, boa acidez, álcool bem perceptível, mas arrefece em taça. Taninos de boa qualidade, mas precisando afinar um pouco. Corpo médio, boa maciez. Persistência média (8 segundos) e retro-olfato confirma o nariz.

Como eu disse anteriormente, é um vinho bom para brincar de aprender as características da casta. Fora isso, eu acho o vinho mais agradável entre os tintos da Casillero del Diablo, a despeito de todo o marketing em torno do Cabernet Sauvignon deles. 

Como era de se esperar, peca um pouco ao tornar o estágio em carvalho muito perceptível no nariz, mas também não é nada que torne o vinho ruim. É uma tendência de mercado para os vinhos sul-americanos, e temos que lembrar que o Casillero é um vinho de grande produção.

Acho sim uma boa opção de dia-a-dia! 

Leia aqui outras notas de vinhos da linha Casillero del Diablo:

Casillero del Diablo Shiraz 2008
Região: Vale de Rapel - Chile
Produtor: Viña Concha y Toro
Importador: VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico: 13,%
Casta(s): Syrah
Preço: R$ 28,00

2 comentários:

  1. Oi ná!

    Obrigado pelos comentários recentes!

    Me tira uma dúvida...você ainda tem o seu blog de vinhos? Não consegui achar o endereço no meu e-mail.

    Posta aqui pra eu colocar no favoritos!

    ResponderExcluir