quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Agostino Finca Syrah Malbec 2007

 
Este nós abrimos aqui em casa, no almoço do feriado de 7 de Setembro. Como diz o rótulo, é um corte de Syrah e Malbec, onde a primeira predomina com 70%. As uvas vêm de duas diferentes procedências em Mendoza, sendo elas a região de Barrancas, em Maipu, e La Consulta, no Vale do Uco.

O vinho permanece em maceração a frio por 72 horas, passando depois pela fermentação alcoólica com remontagens nos primeiros dias para circular o mosto e uniformizar o contato do líquido com as particulas sólidas, extraindo mais pigmentos e substâncias responsáveis por aroma. Após maloláctica completa, o vinho passa por 10 meses em barricas de carvalho francês, e mais 6 em garrafa, antes de ir para o mercado.

O vinho é vermelho rubi de média intensidade, com reflexos violáceos e lágrimas rápidas, finas e abundantes, com cor. 

No nariz mostra fruta vermelha bem fresca, lembrando cereja e tutti-frutti. Os aromas frutados são acompanhados por um tostado muito nítido, lembrando madeira mesmo, e um pouco de chocolate. Um toque de especiaria fecha o conjunto.

Seco, com boa acidez e álcool um pouco exagerado. De corpo médio/forte, tem taninos muito presentes, com adstringência demasiada e um amargor chato. Meio verde mesmo. A persistência é longa, passando dos 10 segundos, mas infelizmente o retro-olfato não traz nada além do cheiro de madeira. Na boca a fruta se perde.

Não me agradou. A madeira atropelou a fruta no nariz e na boca, e os taninos estão muito rústicos, com taninos e amargor desagradáveis. Talvez dê uma chance de beber novamente daqui a um ano esta mesma safra (embora duvide que vai integrar), mas fora isso, não pretendo comprar de novo.

Pra não ser injusto, desta mesma vinícola e linha, gostei muito do Agostino Finca Chardonnay Viognier 2008! Esse sim é um belo custo x benefício.

Agostino Finca Syrah Malbec 2007
Região: Maipu e Valle do Uco (Mendoza) - Argentina
Produtor: Finca Agostino
Importador: Carballo Faro - BA
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): 70% Syrah - 30% Malbec
Preço: R$ 29,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário