quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Château de Campuget Tradition Rouge 2005


Servido no jantar de sábado aqui em casa, acompanhando uma paleta de cordeiro, este Château de Campuget Tradition Rouge foi mais um bom exemplar do Rhône que bebi ultimamente.

Elaborado na AOC Costières de Nîmes, localizada no Sul do Rhône, as vinhas que dão origem a este vinho da Campuget têm média de 25 anos de idade. O vinho é um corte de 65% Syrah, 30% Grenache e 5% Mourvèdre, uma combinação clássica do sul do Rhône. É fermentado em tanques de inox, com maceração que varia de 15 dias a 3 semanas.

O vinho é vermelho rubi com média intensidade, brilhante, com algum halo perceptível. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, já incolores. No final da prova, mostrou algumas particulas (poucas).

No nariz, é franco, com boa intensidade aromática. Fruta vermelha em geléia, especiarias como pimenta do reino branca e noz moscada, e algum aroma animal (lembrando carne, embutido) que some em taça. Depois de algum tempo a fruta define como geléia de framboesa.

Ao provar, mostra algum dulçor e maciez, boa acidez e álcool já equilibrado. Os taninos bem fininhos completam o conjunto de corpo médio, mostrando que o vinho já está no ponto para beber. Retro-olfato traz a fruta e especiaria do nariz, agregando algum aroma floral.

É um vinho que está no estágio perfeito para beber. Já um pouco evoluído, com as arestas aparadas, mas sem ficar chato, ou com cara de decrépito. Muito gostoso tanto para beber puro quanto acompanhar comida. Quem traz é a Enoteca Fasano. Pelo preço, acho que a Nova Fazendinha traz algumas coisas do sul do Rhône tão boas quanto ou melhores, e mais baratas. Mas ainda assim é um vinho que vale a pena provar!
Château de Campuget Tradition Rouge 2005
Região: Costières de Nîmes AOC (Côtes du Rhône) - França
Produtor:
Campuget
Importador:
Enoteca Fasano
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
60% Syrah - 35% Grenache - 5% Mourvèdre
Preço: R$ 69,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário