Bebido na sexta feira passada, este corte de 60% Chardonnay e 40% Viognier é trazido pela importação própria da Perini, aqui da Bahia. Procurei na internet mais não consegui descobrir se algum outro importador - de alcance nacional - trabalha com este vinho também. (Se alguém souber, me avise para eu postar aqui no blog, por favor)
Tem cor amarelo palha média, límpida e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz a intensidade é média, com aromas a flores, fruta com destaque para o pêssego, e também notas lácteas (amanteigado).
Na boca, a acidez moderada - porém correta - já era esperada, tanto pela porcentagem de 40% de viognier quanto por uma possível malolática (embora não tenha encontrado registros de malolática nem estágio em barricas no site, acho possível que o vinho tenha os dois).
Boa maciez e estrutura, com corpo médio, persistência em 7 segundos e retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo um aroma cítrico muito sutil ( e oscilante) que lembrou tangerina. O defeito aqui ficou por conta do álcool (13,5%) que sobressaiu um pouco, e uma ponta de amargor.
É um vinho gostoso, que vale pelo preço, a despeito de alguns defeitos. Interessante para quem gosta de um pouco mais de untuosidade. Já para os que preferem brancos que valorizam frescor, acidez, ou exuberância aromática, não é tão interessante.
Como eu gosto dos dois estilos, acho uma opção interessante para ter sempre em casa e beber despretensiosamente, ou para receber visitas inesperadas.
Agostino Finca Chardonnay Viognier 2008
Região: Maipu (Mendoza) - Argentina
Produtor: Finca AgostinoImportador: Carballo Faro - BA
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): 60% Chardonnay - 40% Viognier
Preço: R$ 26,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário