segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dúvida 2005

Sexto vinho degustado no City Tasting ViniPortugal Salvador, e terceiro tinto da noite. 

Outro dos grandes vinhos portugueses que tive a oportunidade de beber no evento foi este Dúvida Tinto 2005, do renomado António Saramago, enólogo cujos vinhos já tive o prazer de degustar anteriormente e postar aqui no blog (seguem os links no final do post).

Elaborado no Alentejo com as uvas Aragonês, Trincadeira e Grand Noir (a Baga da Bairrada), este vinho passa por maceração pré e pós-fermentativa a frio, fermentação com temperatura controlada e dois longos estágios em barricas. Um primeiro de 12 meses em barricas novas de carvalho francês, e depois mais 12 meses em barricas novas de carvalho americano.

O resultado é um vinho de vermelho rubi muito intenso, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz é muito intenso e ainda assim, elegante. O estágio de 2 anos em carvalho não se mostra exagerado, pelo contrário, muito bem integrado, com um leve tostado, que vira caramelo em taça. A fruta já se mostra meio cozida, como compota de fruta vermelha com especiarias, frutas secas. Após um bom tempo em taça, aparece um curioso aroma de doce de tamarindo! Complexo, intrigante, e ainda assim delicioso.

Na boca eu esperava um vinho já mais resolvido, sem tantos superlativos. Ao provar, se mostrou bem encorpado, com muita estrutura, mas ao mesmo tempo com as arestas de álcool e taninos já aparadas. Aqui os taninos já estão finos, e o álcool bem integrado. A acidez é muito boa também. Retro-olfato confirma as impressões do nariz, delineando a fruta vermelha para framboesa. A persistência é longa, passando de 10 segundos.

Um grande vinho, que eu gostaria de ter provado tanto mais jovem (com uns 3 anos), quanto mais velho (com uns 7, 8). Confio que ele já deve ter sido delicioso no auge da juventude, e que deve ganhar ainda mais complexidade com alguns anos.
O preço infelizmente o torna uma experiência muito rara (para não dizer proibitiva), e definitivamente um luxo que o meu bolso não consegue manter. Ossos do ofício que o caro amigo enófilo já deve conhecer...

Outros vinhos de António Saramago degustados aqui, produzidos na Península de Setúbal com a uva Castelão: 

Dúvida 2005
Região: Vinho Regional Alentejano - Portugal
Produtor: António Saramago Vinhos
Importador: Casa dos Vinhos
Teor alcoólico: 14,2%
Casta(s): Aragonês - Trincadeira - Grand Noir
Preço: R$ 347,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário