terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quinta da Chocapalha Reserva Tinto 2006

Sétimo vinho degustado no City Tasting ViniPortugal Salvador, e quarto tinto da noite. 

Mais um belo vinho português degustado neste dia, mas que talvez tenha sido injustamente ofuscado devido à presença de outros grandes, como o Dúvida e o Herdade dos Grous. 

Elaborado na região de Lisboa, este vinho é um corte onde a Touriga Nacional predomina, complementada por Tinta Roriz e Syrah. As uvas passam por maceração pré-fermentativa a frio, com fermentação durante 12 dias em lagares. O vinho passa 18 meses por barricas novas de carvalho francês.

O vinho tem cor vermelho violácea intensa, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, cheias de cor.

No nariz, muito intenso, com fruta escura e um floral típico dos vinhos que já bebi de Touriga Nacional. Confesso que acabei não atentando para outros aromas, possivelmente vindos do estágio em madeira, entre outras coisas. E sei que tinha mais aromas para perceber! Mas passei rápido demais por este vinho, por força das circunstâncias.
Na boca é encorpado, muito macio, com taninos bem finos. Álcool bem perceptível e boa acidez. Equilibrado no superlativo, marcando a boca com a sensação retro-olfativa e também com os taninos, álcool e acidez durante uma persistência de mais de 10 segundos.

Ficou aquela curiosidade em provar de novo, porque talvez eu tenha deixado passar muita coisa sobre um ótimo vinho, por estar empolgado demais com os anteriores, e também pelo ritmo meio apressado da degustação. O preço não me permite beber algo assim no cotidiano, mas espero um dia poder prová-lo com mais calma.

Quinta da Chocapalha Reserva Tinto 2006
Região: Vinho Regional Estremadura (atual Lisboa) - Portugal
Produtor: Quinta da Chocapalha
Importador: Vinci
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Touriga Nacional - Tinta Roriz - Syrah
Preço: R$ 158,22

Nenhum comentário:

Postar um comentário