sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Two Oceans Pinotage 2010


Vinho sul-africano de custo benefício incrível para quem quer conhecer melhor a produção deste país, principalmente a emblemática hibrida Pinotage. Custa apenas 19 reais nos supermercados da rede pão de açúcar, e fazem parte de uma linha de vinhos bem despretensiosos.

Elaboração:
Este Pinotage é elaborado com uvas de vinhedos localizados nas regiões de  Helderberg, Malmesbury and Durbanville, em altitudes que variam entre 50 e 180m acima do nível do mar.

O mosto foi fermentado em contato com as cascas durante um período de 5 dias, e permaneceu em contato com chips de carvalho francês durante 9 meses. Abro um parêntese aqui para dizer que acho admirável um produtor revelar na ficha técnica que utilizou esta técnica para produzir o vinho, o que mostra muita honestidade.

Degustação:
O resultado foi um vinho vermelho violáceo muito escuro, quase negro, com borda violácea, e lágrimas rápidas, finas e abundantes, também cheias de cor.

É intenso, com muita fruta, algo de especiaria (lembrou cravo), e defumado tradicional da pinotage, mas sem ser exacerbado a ponto de se tornar desagradável, como é comum nos exemplares mais baratos.

Tem corpo médio, com acidez adequada, álcool um pouco exagerado no início, mas se resolve na taça. Taninos bem presentes, mas aveludados, conferindo boa maciez ao vinho. Persistência em torno de 8 segundos, com retro-olfato lembrando ameixa e remetendo novamente ao defumado, bem leve.

Fácil de beber, macio, gostoso, sem defeitos. É uma ótima opção, e por 19 reais,  certamente uma excelente compra para conhecer os vinhos dos nossos camaradas do outro lado do Atlântico!
 
Também da linha Two Oceans, vale a pena provar o Two Oceans Chardonnay a título de curiosidade.

Two Oceans Pinotage 2010
Região:  Helderberg, Malmesbury e Durbanville - África do Sul
Produtor:
Distell - Two Oceans
Importador:
Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico:
13,6%
Casta(s):
Pinotage
Preço:
R$ 19,00

4 comentários:

  1. Alexandre, os Pinotage são compicados. Muitos produtores, regiões muito cheias de micro-climas e vinificações bem distintas, resultado? Um tiro no pé e um na lua, um bom e um ruim. Eu gosto mais dos Syrah e dos Chenin Blanc e Sauvignon Blanc que eles fazem por lá.

    abs Peter

    www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Estou apreciando demais esse vinho. De fato, uma surpresa! Mas sem dúvida ótima companhia para uma carne vermelha, para um queijo e para uma noite de dor de cotovelo ( risos ).
    Já estou na 3ª garrafa.
    E com certeza haverá a 4ª;

    ResponderExcluir
  3. Você está falando algo que poucos falam, despretensiosa, a linha Two Oceans é das melhores! Um vinho simples, sem frescura e muito melhor do que marcas que investem em marketing!

    ResponderExcluir