quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Clos de Torribas Crianza 2006



Mais um produto da Pinord que eu posto por estes dias, este é um tinto do Penedès elaborado totalmente com a casta Tempranillo. Por ser um crianza, é armazenado na vinícola por 2 anos, sendo que pelo menos 6 meses devem ser em barricas de carvalho. Não tenho dados sobre esta safra específica, mas a de 2001 passou por 9 meses em carvalho.

Degustação:
É um tinto de cor vermelho-rubi com intensidade média, límpido e brilhante, já sem reflexos violáceos, denotando certa evolução. Lágrimas rápidas, finas e abundantes, quase sem cor.

Possui boa intensidade aromática, mostrando frutas vermelhas (sem definir para alguma específica no início), com aromas de madeira como a baunilha. Após algum tempo em taça a fruta define para cereja.

Tem corpo médio, com acidez já bem moderada, álcool um pouco forte (mas que some após um tempo em taça), taninos finos e sedosos, leve amargor. Persistência em 8 segundos, com retro-olfato confirmando o nariz.

Se trata de um vinho interessante pelo preço. Tem boa tipicidade, e dificilmente se bebe algo tão bom da Espanha a este preço. Pela relação custo x qualidade, este vinho também concorre com muitos exemplares sul-americanos.

Clos de Torribas Crianza 2006
Região:
D.O. Penedès - Espanha
Produtor: Bodegas Pinord
Importador: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico:
12,5%
Casta(s):
100% Tempranillo
Preço:
R$ 28,78

Nenhum comentário:

Postar um comentário