segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aliança Clássico Tinta Roriz 2005

 
O que me chamou a atenção neste vinho foi a dificuldade em achar exemplares monovarietais de castas portuguesas aqui em Salvador, aliada ao preço convidativo deste exemplar, que custou aproximadamente 25 reais no supermercado Extra.

Não tenho dados sobre a elaboração deste tinto, exceto que é um vinho regional de Beiras, monovarietal de Tinta Roriz (forma como se chama a Tempranillo em algumas regiões de Portugal), e que, segundo o contra-rótulo, estagia em barricas de carvalho (sem especificar tempo).

Degustação:
Vermelho-rubi muito intenso. Lágrimas rápidas, finas e abundantes, com muita cor, a despeito da idade.

No nariz é intenso, com aromas de fruta vermelha em geléia, bem integrada à madeira. Depois de algum tempo em taça surge um aroma que lembra chá preto.

Encorpado, tem certo dulçor, com acidez já moderada pelo tempo, álcool um pouco forte, a princípio, taninos finos, bem sedosos e macios. Persistência de 9 segundos, com retro-olfato de fruta cristalizada, framboesa, cereja.

A despeito do leve desequilíbrio no álcool, é um vinho que entrega muito mais do que os 25 reais cobrados nele, e apesar de já mostrar certa evolução, ainda estava bem inteiro.

Aliança Clássico Tinta Roriz 2005
Região:  Vinho Regional de Beiras - Portugal
Produtor:
Vinícola Aliança
Importador:
Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
Tinta Roriz (Tempranillo)
Preço:
aprox. R$ 25,00

Um comentário:

  1. Alexandre, Beiras é quase metade de Portugal. A Aliança é uma gigante naquele país, elabora vinhos de todas as regiões. Compra uva de terceiros e vinifica. Uns melhores outros piores. Este, não conheço, mas a Tinta Roriz como é chamada a Tempranillo no norte do país e de aragonês no sul entra no corte clássico do Douro e dos Alentejanos.

    Em geral são vinhos simples e bem feitos, se aqui custou este valor lá sai por 5 Euros.

    Por isto bebem muito lá, a este preço com esta qualidade, difícil de encontrar.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir