domingo, 6 de fevereiro de 2011

Aliança Clássico Reserva Touriga Nacional 2007


Curiosamente não achei esta linha no site da gigante portuguesa Aliança. Foi comprado no Extra, da rede Pão de Açúcar, por um preço (R$ 29,00) pelo qual raramente se encontra um monovarietal de Touriga Nacional, razão pela qual fiquei muito intrigado para provar este exemplar.

Elaboração:
Infelizmente, como não havia informações sobre o vinho no site da empresa produtora, não tive como acessar dados sobre sua elaboração. O contra-rótulo do vinho, que é elaborado na região de Beiras, diz que ele estagia durante 12 meses em barricas de carvalho francês.

Degustação:
É um vinho de coloração vermelho-rubi com reflexos violáceos muito intensa, bem opaca mesmo, parecendo negro. Lágrimas rápidas, finas e abundantes, com muita cor.

Tem boa intensidade aromática, com muita fruta (lembra ameixa), bem integrada à madeira e leve especiaria. Depois de algum tempo fica exuberante, abrindo um floral típico da Touriga.

Encorpado, com álcool potente, acidez adequada, taninos muito intensos, amarrando a boca e ainda precisando afinar, mas de boa qualidade. Persistência passa dos 10 segundos com taninos marcando a boca durante todo o tempo, retro-olfato destaca a madeira.  

Ainda carece de um par de anos guardado para afinar, mas trata-se de um bom vinho, sobretudo levando em consideração o preço cobrado, pelo qual nunca pensei em comprar um Touriga Nacional. 

Levando em consideração o preço, também me surpreende a capacidade de sobreviver aos anos, e potencialmente melhorar! Se conseguir encontrar, compre uma garrafa para beber agora, e outras duas ou três, para beber a cada ano e acompanhar a evolução!

Aliança Clássico Reserva Touriga Nacional 2007
Região:  Vinho Regional de Beiras - Portugal
Produtor:
Vinícola Aliança
Importador:
Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
Touriga Nacional
Preço:
R$ 29,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário