terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Rio Sol Winemakers Selection Cabernet Sauvignon 2008


Antes de falar sobre o vinho, queria fazer uma observação: Curiosamente, é muito difícil achar os produtos Rio Sol nas gôndolas de mercados e lojas de vinho baianas, embora os mesmos sejam elaborados no Vale do São Francisco, na divisa entre Pernambuco e Bahia. Os que estão disponíveis aqui são das linhas mais básicas; produtos mais elaborados como este Cabernet Sauvignon não chegam por estas bandas.

Elaboração:
Não consegui achar quase nenhuma informação a respeito da elaboração deste vinho, nem no site do projeto Vini Brasil, nem no da Dão Sul, que só dispõe de dados a respeito do Alicante Bouschet.

Segundo dados da distribuidora Winebrands, este exemplar de Cabernet Sauvignon do Rio São Francisco passa por estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês. 


Degustação:
Este Cabernet Sauvignon apresenta cor vermelho-rubi intensa, límpida e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, mostrando alguma cor.

No nariz é intenso, mostrando aroma a geléia de frutas vermelhas define para framboesa. em taça Mostra tostado e baunilha também. Após algum tempo surge um aroma de especiaria. O defeito aqui fica na interferência do álcool na percepção dos aromas.

É um vinho de corpo médio, com acidez moderada (característica que já espero em vinhos do Vale do São Francisco), e álcool sobressaindo. Os taninos são médios, com amargor  um pouco persistente na boca. Persistência de uns 8 segundos, com retro-olfato trazendo algo de vegetal, junto com o amargor.

Para mim fica difícil avaliar este vinho. Achei o nariz dele interessante, mas ainda apresenta defeitos na análise gustativa. Defeitos estes que são característicos dos tintos do Vale do São Francisco, a saber: desequilíbrio entre álcool (sobressai) e acidez (baixa), e taninos muito rústicos (amargor, adstringência excessiva).

Por outro lado, estes vinhos apresentam uma clara - e significativa - melhora na qualidade da produção do Vale do São Francisco. E sinceramente, é um vinho que dá para beber e tirar algum prazer, relevando estes defeitos (ou talvez seja mania minha, fazer isso).

De qualquer forma, mesmo com todos os defeitos em boca, vejo este vinho de forma positiva!

Rio Sol Winemakers Selection Cabernet Sauvignon 2008
Região: Vale do São Francisco - Brasil
Produtor:
ViniBrasil - Dão Sul
Importador:
-
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 39,00

2 comentários:

  1. Companheiro, acabo de tomar o vinho. Ouvi falar muito bem dos Winemakers Touriga Nacional. Como aqui em Maceió não o achei, comprei esse Cabernet. Sinceramente deixou a desejar, não vale o preço. Paguei esse valor tambem. Vinho de uma adstrigência muito grande, taninos muito verdes, não sei se melhora na garrafa, não entendo de guarda. Alcool acentuado. Ele melhorou um pouco depois de aerado. Na minha opnião não é uma boa compra. O Rio Sol Reserva é melhor e mais barato que ele. A vinibrasil faz bons assemblages. Esse 100% cabernet não é bom!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Moro em João Pessoa, já provei vários vinhos desta vinicola, apesar da dificuldade de encontrar no comercio. Desta linha o único que provei foi o Alicante Bouschet, que na minha opnião, é fantástico! Ele e o Paralelo 8 são os tops, porém o Rio Sol Reserva também impressiona...

    ResponderExcluir