quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nikolas Repanis Agiorgitiko 2008


Esta é a minha segunda experiência com um vinho feito com Agiorgitiko, e a devo a minha irmã, que trouxe a garrafa de presente da Grécia. Até onde pude constatar este vinho ainda não é importado para o Brasil, sendo esta garrafa degustada uma filha única e orfã, infelizmente!

O vinho é elaborado no Peloponeso, em vinhedos na área da Nemea, mas por algum motivo que desconheço, não leva o nome da D.O, sendo classificado simplesmente como Vinho Regional do Peloponeso, uma denominação mais simples. Já a uva, a Agiorgitiko, e uma das duas castas tintas mais plantadas na Grécia, e a casta emblemática da região.

Ademais, hoje passo direto para a degustação, pois o site do produtor não dispõe de mais informações acerca da elaboração do vinho.

Degustação:
É um vinho com cor vermelho-violácea de média intensidade, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.
Mostra intensidade aromática também média, revelando frutas vermelhas, algo lembrando bala de framboesa, ou tutti-frutti. Com algum tempo em taça a fruta também se define para cereja, e mostra um levíssimo defumado.

Tem corpo leve, com acidez intensa, álcool um pouco quente (arrefece em taça), taninos finos, quase imperceptíveis. Retro-olfato com fruta e leve toque floral. Persistência ligeira (6 segundos) com leve amargor final.

Leve, alegre e bem despretensioso. Se bebido acompanhando uma boa massa com molho de tomate (sem carne), não irá desapontar. Mas como tudo o que é despretensioso...não espere demais dele, se um dia tiver a oportunidade de provar.

Outro rótulo também grego, da mesma uva é o Tsantali Nemea Reserve 2004

Nikolas Repanis Agiorgitiko 2008
Região:
Vinho Regional do Peloponeso - Grécia
Produtor: Nikolas Repanis Domaine
Importador: -
Teor alcoólico:
12,5%
Casta(s):
Agiorgitiko
Preço:
aprox. 10 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário