quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Boscato Reserva Gewurztraminer

Esse Gewurztraminer da Boscato é meu velho conhecido, mas por algum motivo só fui me dar ao trabalho de escrever uma nota de degustação toda certinha para o blog na semana passada. Curiosamente a garrafa não vem safrada, mas como a Boscato lançou este vinho em 2009, a safra obviamente só pode ser de 2009 ou 2010, enfim, um exemplar jovem.

Vale dizer que me empolga o fato de achar uma variedade razoável de rótulos nacionais de Gewurztraminer a preços relativamente acessíveis. É impressionante, para uma casta considerada exótica. Além deste Boscato, já tive oportunidade de provar outros como o Salton Volpi Gewurztraminer (confira), e o Premium Varietal da Valduga, que ainda preciso postar aqui no blog um dia.

Em tempo, o vinho foi avaliado no 1o guia de vinhos do Brasil da revista Gula, e ficou em 5o lugar entre os vinhos brancos, com a nota de 85,5. Se puderem, confiram a revista. Os resultados entre os vinhos brancos foram no mínimo espantosos.
Infelizmente, mais uma vez o site da vinícola não disponibiliza uma ficha técnica adequada do produto, o que, pelo que tenho constatado, é muito mais comum do que deveria. Por isso, fico devendo detalhes sobre a elaboração. Vamos à nota, então.

Degustação:
A despeito da provável pouca idade, o vinho já tem cor palha bem intensa, com reflexos ouro se fazendo muito visíveis. As lágrimas são rápidas e finas, em média quantidade.

No nariz é muito intenso, como era de se esperar em um Gewurztraminer, trazendo os tradicionais aromas de lichia (aqui em calda), ou xarope, lembrando aquele licor Soho. Também está presente um aroma floral, e algo empireumático, lembrando borracha queimada.

É leve na boca, com alogum dulçor, acidez moderada e álcool no lugar. Tem um amargor final meio incômodo. Persistência média, em 7 segundos, com aroma confirmando a fruta em compota, e revelando outra característica da Gewurz: a especiaria, lembrando muito cravo.

Um vinho interessante, que mostra os aromas que esperamos em um Gewurztraminer, e é até agradável, a despeito de alguns defeitos como o amargor. Também esperava um pouco mais de estrutura dele, mas não chego a pensar isso como um defeito. Vale a pena!


Boscato Reserva Gewurztraminer
Região: Serra Gaúcha (Nova Pádua) - Brasil
Produtor: Boscato
Importador: -
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Gewurztraminer
Preço: R$ 37,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário