sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rio Sol Brut Grand Prestige 2008


Mais uma vez fico devendo informações sobre elaboração. Não encontro nada nem no site do projeto ViniBrasil e nem da Dão Sul. Bebi este espumante na semana passada e vou só postar uma nota rapidinha. 

Sobre o vinho, só sei que foi elaborado pelo método Charmat, e, um dado curioso: é um espumante feito com Syrah vinificada em branco. Sim, um blanc de blancs de Syrah, algo que eu nunca havia visto antes!

Degustação:
É um espumante quase incolor, não apresentando nem bem reflexos palha. As bolhas são médias, rápidas e abundantes a princípio, formando uma coroa fina. O problema é que o perlage definitivamente não é persistente.

No nariz tem intensidade média, e achei meio...intrigante. Algo nítidamente frutado (fruta branca), e tenho a impressão de ter sentido leve especiaria também. Mas pode ter sido placebo, por saber ser um espumante de Syrah. Fazia tempo que não tinha uma prova tão inconclusiva. 

Ao provar mostrou algum dulçor, boa acidez apesar da idade avançada para um espumante mais simples, álcool e corpo leves. Mostrou algum amargor. Espuma média em volume, mas com baixa persistência. Persistência retro-olfativa curta (5 segundos).

Não me arrependo de ter bebido, e até pretendo provar novamente, pois mostrou aspectos interessantes, a despeito dos defeitos. Como custou 22 reais, não contra-indicaria, mas realmente preciso de mais uma prova para falar de forma mais conclusiva. 

Rio Sol Brut Grand Prestige 2008
Região: Vale do São Francisco - Brasil
Produtor: ViniBrasil/Dão Sul
Importador: -
Teor alcoólico:
Casta(s): Syrah
Preço: R$ 22,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário