terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

#cbe Clos de Torribas Rosé 2009


Vinho degustado este mês pela confraria brasileira de enoblogs, cujo tema foi "Vinho rosé de até 100 reais. A escolha foi feita pelo "Le Vin ao Blog", com a orientação extra de que o vinho deveria ser preferencialmente bebido "em um final de tarde em um ensolarado dia de verão", sugestão que, infelizmente para mim, não pude seguir. Bebi este vinho no horário de happy hour, umas 19h00, em algum dia da semana passada.

Elaboração:
O site da vinícola Pinord está muito desatualizado, de forma que a última safra deste rosé apresentada lá é a 2006, quando ainda se tratava de um corte Tempranillo com Carignan e Grenache. Hoje este assemblage elaborado na região do Penedès (sim, a mesma do Cava) se internacionalizou, sendo elaborado com 50% de Tempranillo, 25% Syrah e 25% Merlot. 

Degustação:
É um rosé de cor intensa, tendendo ao vermelho rubi, mas bem transparente. Límpido e brilhante. Tem lágrimas rápidas, finas em quantidade média/alta, sem cor.

Possui intensidade média, com aromas bem frescos a fruta vermelha. Muito simples.  Mostra morango, cereja.

Corpo Leve. Tende mais ao seco, ao contrário de alguns exemplares sul-americanos. que bebi, que apresentam dulçor acentuado. Ótima acidez, álcool bem equilibrado. Sem amargor. Persistência média/ligeira (cerca de 6 segundos), com retro-olfato frutado.

Creio que muita gente criticaria este exemplar pela sua persistência ligeira e seus aromas simples e diretos, mas sinceramente, para mim é assim que um rosé deve ser: Seco, fresco, leve e abundante em frutas vermelhas! Muito bom! 

Clos de Torribas Rosé 2009
Região:
Penedès D.O. (Espanha)
Produtor: Bodegas Pinord
Importador: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico:
11,5%
Casta(s):
50% Tempranillo - 25% Syrah - 25% Merlot
Preço:
aprox. R$ 25,00

2 comentários: