sexta-feira, 14 de maio de 2010

Boscato Reserva Chardonnay 2008


Bebi este Chardonnay da Boscato pela terceira vez esta semana, desta vez em uma garrafinha de 375 ml (estava sozinho). Esta nova degustação veio para confirmar as impressões das anteriores: Um vinho que peca em alguns pontos, e acaba custando mais caro do que realmente vale.

Esta nota vai ser um pouco menos detalhada e mais livre, pois perdi minhas anotações sobre o vinho, então vai ser de memória mesmo.

Visualmente é amarelo palha intenso, quase ouro. Se bem me lembro, de lágrimas rápidas em média quantidade e espessura.

No nariz a intensidade é média, com aromas do estágio em barricas acompanhados por um abacaxi bem melado em compota. Achei que os aromas tostados passaram por cima da fruta aqui. Pode ser uma questão de estilo, mas eu prefiro algo mais moderado.

Na boca é seco, de corpo médio - mas menos encorpado do que eu esperava - com acidez correta e álcool sobrando um pouco. Persistência média ao que me lembro (deviam ser uns 7 segundos), e retro-olfato confirmando o excesso de madeira. Lembro também que havia algum amargor.

Enfim, não chega a ser um vinho ruim. Mas para tomar um Chardonnay brasileiro mais barato com esse perfil de aromas de estágio em carvalho presentes, eu prefiro um Salton Volpi Chardonnay, que compro por R$ 21 a R$ 25 e é bem mais gostoso e equilibrado. Melhor do que gastar R$ 35 neste Boscato.

Boscato Reserva Chardonnay 2008
Região: Serra Gaúcha (Nova Pádua) - Brasil
Produtor: Boscato
Importador: -
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário