
No caso deste exemplar, trata-se de um 100% Barbera, com perfil mais leve. Tem cor vermelho rubi de média intensidade, com reflexos violáceos e lágrimas vermelhas, rápidas, finas e abundantes.
O nariz é intenso e exuberante, com abundância de frutas, lembrando tutti-frutti, cereja, e geléia de frutas vermelhas em geral. Algum aroma animal lembrando couro é perceptível logo após aberta a garrafa, mas some rapidamente. Após algum tempo o aroma frutado define para cereja e surge um aroma de especiaria, lembrando cravo.
Na boca apresenta ótima acidez, álcool bem equilibrado, corpo leve/médio com taninos pouco perceptíveis. O retro olfato confirma as frutas vermelhas e a especiaria perfumando toda a em uma persistência de 8-10 segundos.
Adorei este vinho! Na verdade, os tintos leves italianos sempre me encantaram nas poucas vezes que tive a oportunidade de provar bons exemplares. Este só vem para confirmar a regra e me animar a provar mais e mais rótulos de lá!
Hoje em dia acho mais jogo comprar um vinho destes por R$ 52,00 do que gastar o mesmo dinheiro em um sul-americano over que passou 12-18 meses em barrica. Aliás, quem traz este Barbera é a baiana Ana Import, confirmando sua reputação de trazer rótulos que primam pela qualidade. Trazem poucos rótulos, mas todos bons como este que tive o prazer de provar!
Viticoltori Arquatesi Colli Piacentini DOC Barbera 2008
Região: Colli Piacentini DOC (Emília Romana) - Itália
Produtor: Viticoltori ArquatesiImportador: Ana Import
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Barbera
Preço: R$ 52,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário