sexta-feira, 14 de maio de 2010

Salton Volpi Sauvignon Blanc 2008

Outro branco nacional que provei esses dias, especificamente ontem.

Baratinho, custou R$ 23,90 reais na Perini, e veio para confirmar a minha impressão sobre a linha Volpi da Salton (pelo menos em matéria de vinho branco): São o melhor vinho de dia-a-dia que se pode achar por estas bandas. Ou pelo menos para quem tem vinte e poucos reais como padrão de vinho de dia-a-dia, como eu. Tem quem beba vinho mais caro.


Finalmente o Brasil está fazendo vinhos decentes a um preço minimamente razoável. A linha Volpi tem produtos honestos, com poucos defeitos, boas qualidades, que numa análise geral são melhores que os chilenos e argentinos de mesmo preço. Talvez haja alguns portugueses no páreo.

Este Sauvignon Blanc bacaninha é produzido na na Serra Gaúcha, segundo o site (jurava que era na Campanha, mas tudo bem). Tem coloração amarelo-palha até intensa para o que eu imaginava, límpida e brilhante, com lágrimas rápidas e finas, em média quantidade.

No nariz é discreto, com média intensidade e os aromas conhecidos de maracujá e notas herbáceas. Há uma ponta ao fundo lembrando mel, sugerindo talvez alguma evolução, a despeito de o vinho ter apenas dois anos.

Ao provar mostrou acidez ainda bem viva e álcool bem equilibrado. Corpo leve, com amargor mínimo que não chega a prejudicar o vinho, persistência entre 6 e 7 segundos e retro-olfato confirmando o nariz e ressaltando o mel no final de boca.

Este vinho não é tão exuberante quanto os Sauvignon Blanc chilenos, extremamente fragrantes. Por outro lado, pode-se dizer que não é tão over quanto muitos destes mesmos Sauvignon Blanc. Na boca o fato de não haver amargor excessivo já é outra grande qualidade, além de ter um bom equilíbrio de acidez e álcool.

Creio que ano que vem este vinho já vai ter passado do ponto, e o prazo para beber o 2008 é por agora mesmo. Confesso que fiquei curioso pela safra 2009, mais jovem e fresca. Tentarei achar.

Salton Volpi Sauvignon Blanc 2008
Região: Serra Gaúcha (Tuiuty) - Brasil
Produtor: Vinícola Salton
Importador:
-
Teor alcoólico:
-

Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço:
R$ 23,90

Um comentário:

  1. Oi, Alexandre! Publiquei um post sobre o Crios Rosé e citei a sua sugestão de harmonização. Quando puder, dê uma olhada. Obrigada e abraços.

    ResponderExcluir