sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tsantali Metoxi 2009


Nome estranho, não? Foi um dos presentinhos que minha irmã trouxe de uma viagem para a Grécia. Curiosamente, este exemplar é importado para o Brasil pela LPH Brasil, que traz os vinhos da Tsantali. Infelizmente, não está entre os rótulos da Tsantali encontrados em Salvador, pois é um vinho muito interessante, que eu faria questão de beber novamente!

Elaboração: 
Segundo o site da importadora, as uvas que dão origem a este vinho são cultivadas no convento de Chromitsa, do Mosteiro de São Panteleimon, localizado no Monte Athos, região de Halkidiki. Os vinhedos estão a 250 metros acima do nível do mar.

Se trata de um assemblage de uma uva autóctone, a Assyrtiko, e uma francesa, a conhecidíssima Sauvignon Blanc. A proporção entre as uvas não é informada. A Assyrtiko tem como características sua acidez e mineralidade.

As uvas são vinificadas separadamente, aparentemente sem estágio em madeira, e em baixas temperaturas. O corte é feito posteriormente.
Degustação:
O vinho é amarelo-palha claro, límpido e brilhante, com reflexos verdes.

No nariz tem média intensidade, com aroma cítrico lembrando lima da pérsia, algo remetendo a eucalipto, algum herbáceo e um leve mineral.
O corpo é leve, com acidez forte, mas sem agredir. O álcool é equilibrado e  o vinho não apresenta amargor. Tem persistência relativamente ligeira (6 segundos), com retro-olfato confirmando o nariz.

É totalmente diferente do padrão de vinhos brancos que eu já bebi, e achei muito inusitado! Além da curiosidade, é um vinho bom, com aromas interessantes, e bastante leveza e frescor na boca. Gostaria de ter mais garrafas, e também provar outros rótulos de vinhos brancos da Grécia. Pena que são tão difíceis de achar por aqui...

Tsantali Metoxi 2009
Região: Halkidiki (Monte Athos) - Grécia
Produtor: Tsantali
Importador: LPH Brasil
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Sauvignon Blanc - Assyrtiko
Preço: aprox. 10 euros.

Um comentário:

  1. Esse vinho é fantastico! Ja experimentei noVerdemar de BH que importa mais de 25 rotulos da Tsántali, com certeza é a maior vinicola da Grécia. Estão falando muito dos vinhos gregos, que tem uma qualidade que está me surpreendendo. Até que enfim apreceu no mercado de vinhos brasileiro algo bom e de excelente qualidade. Comprei esse no Verdemar e etm o Red lá também, e os atendentes da adega me disseram que irá chegar um Metoxi muito superior em breve. No Carrefour agora a gente encontra 7 tipos de vinho: Rapsani, Retsina, Halkidiki Red, White, Tsantali Cellar Reserve - premiado no Brasil até; Nemea Reserve e o Nemea varietal. Demais! aconselho experimentar. como sou aficcionado por vinhos, e sou socio do SAMS, comprei oc de la também, e para minha surpresa recebi um mailing sobre Pratos Prontos Gregos e sobre os vinhos Gregos. O que é bom veio ao Brasil, graças a Deus. Vale a pena experimentar...assim que o carnaval acabar..é claro, que ninguem é de ferro. abraços e parabéns pelo blog. Alberto - São Paulo

    ResponderExcluir