domingo, 24 de outubro de 2010

Yauquen Chardonnay 2008

O dito cujo, com meu pai ao fundo

Produzido pela Bodega Ruca Malen este Chardonnay argentino que bebi ontem de noite é elaborado com uvas provenientes do Vale do Uco, em Mendoza. 

As uvas passam por seleção manual de cachos, com prensagem do cacho inteiro, sem desengace, seguida de decantação a 10 graus. Em seguida o vinho passa pela fermentação em temperatura controlada de 14 a 17 graus, em tanques de inox, sem passar por maloláctica. Por fim, passa 2 meses armazenado antes de ir para o mercado, com produção de 30 mil garrafas.

O resultado é um vinho amarelo-palha claro, com reflexos verdes e lágrimas rápidas, finas e muito abundantes.

No nariz tem intensidade aromática média e aromas a maracujá, cítrico e leve floral. Bem fresco, simples, e frutado à ausência de estágio em barricas e maloláctica.

Ao provar, confirma a impressão do nariz: corpo leve, leve dulçor e grande acidez. Álcool equilibrado e um leve amargor, talvez devido à prensagem dos cachos. Persistência em 7 segundos e retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo leve mel no final.
É um vinho bonzinho, mas confesso que não me saltou aos olhos. Com este perfil de Chardonnay não barricado, leve e frutado, eu já bebi outras coisas mais interessantes ao mesmo preço.

Outro Chardonnay argentino (agora de Luján de Cuyo - Mendoza), do mesmo ano, com o mesmo perfil leve, é o Penedo Borges Chardonnay 2008.

Yauquen Chardonnay 2008
Região:
Vale do Uco (Mendoza) - Argentina
Produtor: Ruca Malen
Importador: Hannover
Teor alcoólico:
13,6%
Casta(s):
Chardonnay
Preço:
aprox. R$ 40,00
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário