quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Santa Ema Selected Terroir Sauvignon Blanc 2009

 
Com o objetivo de fugir um pouco da rotina de beber Chardonnay, comprei este Sauvignon Blanc chileno, que ao contrário da maioria disponível atualmente no mercado, não vem da fria região de Casablanca, conhecida pela excelência dos seus brancos. Este Santa Ema é proveniente da quente região do Vale do Maipo, mais famoso por sua produção de tintos.

O site da vinícola não apresenta maiores informações, apenas que a colheita das uvas foi feita entre o final de fevereiro e o começo de março, e que o vinho passa por estágio de 2 meses em garrafa antes de ser liberado para o mercado.

O vinho é amarelo-palha quase incolor, com reflexos verdes. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.
No nariz, é intenso, e o primeiro aroma que se destacou foi algo herbáceo, lembrando pimentão. Em seguida, surge um aroma cítrico, que começa leve e se torna cada vez mais perceptível.

Ao provar, se destaca a grande acidez como seria de se esperar num Sauvignon Blanc, mas bem balanceada por um dulçor acentuado, que também confere leve untuosidade ao vinho. O álcool contribui para o frescor sem incomodar. Persistência em 7 segundos, com retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo leve maracujá, sem o exagero habitual. Não apresenta amargor.

Fiquei positivamente impressionado, pela qualidade dos aromas, por fugir do padrão de exuberância excessiva dos Sauvignon Blanc chilenos, pela ausência de defeitos na boca, e, levando tudo isso em consideração, pelo preço! Um belíssimo custo x benefício!

Nesta mesma faixa de preço, daqui do blog também, recomendo o clássico Casillero del Diablo Sauvignon Blanc 2009.

Santa Ema Selected Terroir Sauvignon Blanc 2009
Região: Vale do Maipo - Chile
Produtor:
Viña Santa Ema
Importador:
Vinoteca - PR / Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Sauvignon Blanc
Preço: R$ 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário