sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Protos Verdejo 2008


Um branco muito refrescante e gostoso que provei outro dia, este Protos é elaborado com a casta Verdejo na D.O de Rueda, localizada na região de Castilla y León, que por sua vez é fronteiriça com Portugal (mais especificamente, o Douro). A D.O em si é conhecida justamente pelos brancos elaborados com esta casta, da qual este foi um belo primeiro exemplar para mim.

O vinho tem perfil bem fresco, não passa por carvalho e passou por maceração e fermentação a temperatura controlada de 14 graus celsius.

Na análise visual, se mostrou amarelo-palha de média intensidade e brilhante, com reflexos verdes, e lágrimas rápidas, finas e abundantes.


No nariz, intensidade média, com aroma predominante a frutas cítricas e algo de fruta branca. Singelo, mas gostoso, sem exageros em exuberância.

Ao provar, mostrou corpo levíssimo, com acidez marcante, álcool no lugar, persistência média (7-8 segundos), sem amargor algum. Retro-olfato traz aromas nítidos de maracujá, e um leve mineral, lembrando pedra molhada no final de boca.

Um vinho delicioso para dias quentes, que lembra um sauvignon blanc, mas talvez mais delicado e sem exageros. Revela na boca nuances que não consegui perceber no nariz. O finalzinho mineral bem leve é o grande toque deste vinho.


Aproveite que o verão vai chegar, e compre um para o almoço de domingo!

Protos Verdejo 2008
Região: D.O. Rueda (Castilla y León) - Espanha
Produtor:
Bodegas Protos
Importador:
Península
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Verdejo
Preço:
R$ 51,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário