sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Porto Burmester LBV 2005

Esse foi a estrela da noite no jantar enogastronômico harmonizado com vinhos do porto que fui na semana passada. Acompanhou a sobremesa, um bolo denso à base de chocolate, com chantilly de pimenta.

Ao contrário dos Tawnies, esse LBV mostrou uma cor vermelho rubi muito intensa, com reflexos violáceos. O vinho era opaco, impenetrável, ao contrário dos outros, translúcidos e brilhantes. As lágrimas são lentas, grossas e abundantes, cheias de cor.
No nariz, muito, muito, MUITO intenso. Aroma a frutas escuras, algo de cereja, especiarias, leve menta, floral muito nítido. Aqui os aromas não são de frutas e folhas secas, pelo contrário, tudo tem muito frescor.

Na boca é menos doce do que eu imaginei que seria, mas muito untuoso e vigoroso. Acidez bem alta (talvez por isso a sensação baixa de dulçor), álcool equilibrado, e persistência passando do 15 e continuando. Retro-olfato mostra leves notas tostadas, confirma o nariz definindo mais ainda as notas florais.

É um vinho muito fresco tanto nos aromas, quanto na boca, apesar de ser extremamente concentrado e opulento, característica de sua juventude. Eu prefiro não adjetivar demais o vinho, pois perderia o encanto...

PS: Não tirei fotos no evento, e a melhor foto que eu achei na internet é de um LBV 1996.

Porto Burmester LBV 2005
Região: Vinho do Porto (Douro) - Portugal
Produtor: Burmester
Importador: -
Teor alcoólico: 20%
Casta(s): Tinta Barroca - Touriga Franca
Preço: -

Nenhum comentário:

Postar um comentário