quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Porto Adriano Reserva


Terceiro vinho do servido no jantar enogastronômico harmonizado com vinhos do porto, acompanhado de um filé mignon au poivre (um molho poivre bem espesso, por sinal) e farofa de castanha do Pará. 

Antes de mais nada digo, a harmonização foi perfeita, e o vinho do porto casou melhor do que seria com um vinho seco, devido à pimenta, que chocaria com os taninos.

Este é um tawny de corte com média de seis anos em cascos, já mais velho e evoluído que o Porto Ramos Pinto Tawny.
O vinho tem cor vermelho granada intensa, porém translúcida e brilhante, com lágrimas rápidas, espessas e abundantes.

No nariz é intenso, com aromas de frutas em calda e secas (ameixa em compota, figo seco, doce de figo), ervas aromáticas secas, leve floral, especiarias, e algo tostado que me lembrou café, e que foi ampliado pelo prato.
Ao provar, se mostrou menos doce que o Tawny anterior, com acidez muito equilibrada, muita untuosidade, álcool no lugar, persistência passando dos 15 segundos e retro-olfato confirmando o nariz, e adicionando leves notas de oxidação, e definindo a erva para um mentolado leve.

Um porto delicioso! Equilibradíssimo em todas as suas características e nem um pouco enjoado, para os que tem esse tipo de receio com vinhos do porto!
Porto Adriano Reserva
Região: Vinho do Porto (Douro) - Portugal
Produtor: Adriano Ramos Pinto
Importador: -
Teor alcoólico: 19,5%
Casta(s): Tinta Roriz - Tinto Cão - Touriga Franca
Preço: -

Nenhum comentário:

Postar um comentário