segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Trapiche Broquel Bonarda 2006

Vou abrir uma pequena pausa nos posts do evento da ViniPortugal, para postar um Bonarda até interessante que provei na última sexta-feira.

Elaborado pela bodega Trapiche, pertencente ao gigante Grupo Peñaflor, este vinho é produzido com uvas provenientes de vinhedos localizados em Santa Rosa, na província de Mendoza.

Após passar 12 meses por barricas francesas e americanas, após maceração e fermentação em pelo menos 25 dias, a temperaturas de 23ºC a 25ºC. O vinho é filtrado antes de ir para a garrafa.

O vinho é vermelho rubi intenso e brilhante, com reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

No nariz é um vinho intenso, com aromas a frutas como ameixa e framboesa. e creme de cassis. Também tem uma nota láctea, lembrando iogurte de morango. Das notas do carvalho se destacam baunilha, e uma pontinha lembrando café. Uma especiariazinha que abre depois completa o conjunto.

Após uma bela impressão olfativa, guardei grandes expectativas para a prova. Se mostrou seco, com boa acidez,  mas álcool muito, muito perceptível. Corpo médio, com taninos finos e leve amargor (sem maiores incômodos). Boa persistência (9-10 segundos), mas com sensação quente do álcool acompanhando todo o retro-olfato, e até atrapalhando um pouco.

É um vinho que escapou por pouco de ser excelente, devido aos aromas agradáveis. Tudo isso por causa do desequilíbrio em álcool, que prejudicou um pouco a prova. 

Ainda assim , meio desequilibrado, achei um vinho interessante, e recomendo.

Trapiche Broquel Bonarda 2006
Região: Santa Rosa (Mendoza) - Argentina
Produtor: Bodega Trapiche - Grupo Peñaflor
Importador: Interfood
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Bonarda
Preço: aprox. R$ 42,00

2 comentários:

  1. Fala Alexandre!

    Vc tentou deixar o vinho respirar 1 horinha antes de beber? Bebi este Bonarda outro dia e o decanter alivou um pouco o álcool.

    Abs!
    Gustavo
    http://enoleigos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre, respondendo a sua pergunta deixada no blog www.tudosac.com.br, o vinho da Salton é o "Series" Cabernet Franc. Segue o link da Salton http://www.salton.com.br/novo/produtosDet.aspx?id=22&pg=produtos. Se o degustar me conte depois !
    Abs

    ResponderExcluir