Quinto vinho degustado no City Tasting ViniPortugal Salvador, e segundo tinto da noite.
Aqui a palavra de ordem é custo x benefício. Um vinho bem feito, muito agradável, por R$ 41,88. O vinho é elaborado pelo palestrante, o enólogo duriense Cristiano Van Zeller, e como é possível notar, leva o seu nome.
Elaborado com uvas de vinhedos com idade entre 7 e 25 anos, cujas castas não consegui descobrir. O mosto é extraído pelo tradicional método de pisa a pé em lagares, e depois ocorre a fermentação, por 7 a 10 dias. Em seguida, fermentação maloláctica em tanques de inox e estágio de 20 meses em barricas de carvalho francês.
O vinho é vermelho violáceo intenso; com lágrimas rápidas, finas e abundantes, cheias de cor.
No nariz, média intensidade (cresce em taça), com aroma predominantemente frutado e bem fresco lembrando, geléia de frutas vermelhas, além de uma leve nota tostada. Após algum tempo em taça aparece um aroma agradável de bala toffee e café.
Mostra corpo médio/forte na boca; com taninos bem perceptíveis, mas finos; álcool bem potente, mas sem incomodar; e acidez moderada. A persistência é média (7-8 segundos), e o retro-olfato confirma o nariz.
Como eu disse antes, um belo custo x benefício. Um vinho que eu compraria tranquilamente para beber mais vezes, e recomendo.
Van Zellers Tinto 2008
Região: Douro DOC - Portugal
Produtor: Quinta do Vale D. Maria
Importador: Vinho Sul
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Não informado
Preço: R$ 41,88
Nenhum comentário:
Postar um comentário