sexta-feira, 23 de julho de 2010

CarinaE Reserva Malbec 2007

Estava curioso para provar este Malbec há algum tempo, depois de ouvir bons elogios do Arthur Azevedo, da ABS-SP, no curso de Sommelier. Esta semana, aproveitando uma promoção da Ana Import que o colocou em ótimo preço, resolvi experimentar! Além disso, o vinho recebeu 90 pontos da Wine Advocate e 17,5/20 da Jancis Robinson na safra 2006.

O vinho é produzido pela CarinaE Vinedos & Bodega, jovem empresa criada em 2003 pelos franceses Brigitte e Philippe Subra. Do mesmo produtor já provei e postei aqui o excelente CarinaE Torrontés. Os vinhos da CarinaE são produzidos com consultoria do enólogo Michel Rolland.
Este Malbec é feito com uvas de dois terroirs de Mendoza, 55% de Perdriel (Luján de Cuyo), e 45% de Cruz de Piedra (Maipú). Após fermentação à uma temperatura de 25-27ºC e maceração de 4 semanas, o vinho passa por um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. O vinho tem pequena produção, de apenas 14 mil garrafas. 

A cor é um vermelho violáceo muito intenso, mas brilhante, com lágrimas muito abundantes, rápidas e finas, cheias de cor.
No nariz é intenso, com aromas frutados lembrando ameixa, um floral perceptível e presença clara de aromas vindos do estágio em madeira, como defumado e muita baunilha.

Bastante encorpado e macio, o vinho apresenta boa acidez e álcool muito perceptível (são 14,8%), precisando integrar. Os taninos também são bem perceptíveis, e apresentam uma pontinha de amargor. Creio que vão amaciar com o tempo. A persistência passa dos 10 segundos, dando destaque para os aromas tostados, sem perder as demais características.

É um vinho muito bom, e talvez um dos melhores Malbec que provei nos últimos meses. Mas vai melhorar com 1 ou 2 anos, ainda tem muitas arestas para resolver. Ainda assim, recomendo!

CarinaE Reserva Malbec 2007
Região: Luján de Cuyo/Maipu (Mendoza) - Argentina
Produtor: CarinaE
Importador: Ana Import - BA
Teor alcoólico: 14,8%
Casta(s): Malbec
Preço: R$ 66,00

2 comentários:

  1. Oi Alexandre, boa noite, sabia que sou baiana? vi que você é de Salvador, que legal.
    Falando do Miolo Chardonnay, foi a primeira vez que bebi, sabe que me surpreendi também? achei muito bom.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leonor!

    Você ainda mora em Salvador?

    Bom saber que tem mais gente da Bahia blogando sobre vinhos!

    Um abraço!

    ResponderExcluir