quinta-feira, 25 de março de 2010

CarinaE Torrontés 2007


Hoje em um tópico na comunidade 'Vinhos', do Orkut, uma discussão sobre um Gewurztraminer acabou tomando um rumo mais amplo, o das castas brancas aromáticas.E um participante desviou a conversa especificamente para a Torrontés, uva branca emblemática da Argentina.

Trocamos recomendações e idéias sobre vinhos feitos com esta uva, e de repente percebi que fazia muito, mas muito tempo que não tomava um. E me deu vontade. Muita vontade.

Lembrei então de um vinho, de uma casa muito respeitada, a CarinaE, trazido pela Ana Import. O Roberto Silvany - sommelier de lá - sempre me falou muito bem do vinho, indicou, mas eu sempre acabava levando outra coisa. Pois hoje fui lá justamente pra comprar ele.

O vinho é proveniente de Cafayate, na região de Salta, ou seja, o melhor lugar para a Torrontés! Como eu já disse, é elaborado por uma vinícola de boa reputação, em vinhedos de certa idade (50 anos) e ainda por cima, sua produção conta com a supervisão do enólogo-estrela Michel Rolland - ok, no big deal, vários vinhos argentinos são - ou seja, é um conjunto que o torna no mínimo, convidativo a uma prova. Pois resolvi matar a curiosidade finalmente, e também o jejum de torrontés.

Eis as conclusões: Visualmente, é amarelo palha bem clarinho, com muitos reflexos esverdeados, límpido e brilhante, com muitas lágrimas bem rápidas e finas.

O nariz é intenso, se fazendo sentir bem antes de aproximar realmente o nariz da taça, como é típico de castas aromáticas. Os aromas lembram frutas cítricas, pêras, e muito floral, como era de se esperar.

Na boca é seco, com ótima acidez - realmente surpreendente - e o álcool um pouquinho quente demais, mas nada de outro mundo. O final foi um conjunto de corpo leve e bem refrescante, com persistência média (6s), e aquele retro-olfato floral bem perfumado. É um vinho redondinho, bem bacana.

Como acontece com vinhos tipo Torrontés, Gewurz, e outros aromáticos, não é algo que você vai querer beber todo dia. Pode parecer preconceituoso, mas esses vinhos acabam sendo meio repetitivos, e o aroma muito fragrante pode ficar enjoativo. Mas como eu já disse aqui, pra sair um pouco do clichê de Sauvignon Blanc/Chardonnay pode ser uma boa opção que com certeza irá reavivar o gosto por vinho brancos de quem beber. Mas é claro, tem que gostar de vinhos com perfil aromático.

Enfim, como eu já estava com saudades de um bom Torrontés, valeu muito a pena. Deu pra matar a vontade!

CarinaE Torrontés 2007
Região: Cafayate (Salta) - Argentina
Produtor: CarinaE
Importador: Ana Import - BA
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Torrontés
Preço: R$ 48,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário