sexta-feira, 23 de julho de 2010

Château de Maligny Chablis Vieilles Vignes 2008

Este é o primeiro Chablis que posto aqui no Notas Etílicas, e uma das minhas poucas experiências com vinhos desta AOC. Bebi em reunião de colegas da faculdade de gastronomia, na casa de minha amiga Valéria Silveira.

O Chablis é produzido em uma AOC homônima, localizada ao norte da Borgonha. Os vinhos desta AOC são elaborados unicamente com Chardonnay, e a maior parte da produção não passa por carvalho. A região é caracterizada pelo clima frio, que dá origem a vinhos de grande acidez.
Este exemplar é elaborado pela Domaines Jean Durup et Fils, e segundo o site do produtor, é feito com uvas de vinhas realmente velhas (plantadas em 1905, 1926 e 1943), e não passa por madeira.

O vinho tem cor amarelo-palha clarinho, com reflexos verdes, bem límpido e brilhante. As lágrimas pareceram um tanto densas e lentas, em média quantidade. (Achei estranho)

Os aromas são de média intensidade, e predominantemente frutados, lembrando pêssego em calda e maçã verde. Também senti um leve mineral (muito leve mesmo).

Na boca é seco, com muita acidez (bem refrescante), álcool perceptível na medida, corpo leve, e sem amargor. A persistência não é muito longa, em 6-7 segundos, e o retro-olfato confirmou o nariz, sem adicionar nada.

É um vinho bem gostoso e refrescante. Gostaria de beber não só ele novamente (para tirar uma impressão mais acurada) como também outros Chablis. Aproveito aqui para agradecer à minha amiga Valéria por dividir com os amigos este vinho!

Château de Maligny Chablis Vieilles Vignes 2008
Região: Chablis AOC (Borgonha) - França
Produtor:
Domaines Jean Durup et Fils
Importador:
Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
12,5%
Casta(s):
Chardonnay
Preço: R$ 80,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário