terça-feira, 3 de janeiro de 2012

#cbe Freixenet Cordón Rosado Brut


Este espumante foi escolhido para a degustação de um dos dois temas de encerramento do ano na Confraria Brasileira de Enoblogs. A escolha foi feita pelo André Rossi (Deco) do blog Enodeco, e o tema foi "Espumante rosé elaborado pelo método Champenoise, de qualquer procedência e preço". 

Depois de considerar algumas opções nacionais e me deparar com a limitada oferta do triste mercado de vinhos baiano, minha escolha acabou recaindo sobre este Cava rosado da Freixenet, empresa que é um dos medalhões da região espanhola do Penedès no que diz respeito à produção de espumantes. 

Fica a dica às vinícolas e representantes/distribuidores nacionais: O consumidor baiano está aprendendo rapidamente a beber vinho e fugir do "lugar comum do Cabernet Sauvignon". O verão local é mais do que propício ao consumo de brancos/espumantes/rosés. Arrumem pontos de venda fora dos restaurantes, pois queremos consumir estes vinhos em casa também!

Retornando ao Cava, é elaborado com as variedades Trepat e Garnacha (Grenache) e o tempo da segunda fermentação na garrafa é de 12 a 18 meses.

Degustação:
Rosado intenso com reflexos levemente alaranjados. Cor bonita. Perlage fino, intenso e abundante.

Intensidade média, com aroma a fruta vermelha com muito frescor, mas sem definir para alguma fruta específica. Um tempo depois fica com um quê de bala de fruta vermelha.

Corpo leve, com excelente acidez, álcool equilibrado, sem amargor. Perlage muito intenso, dando cremosidade à bebida na boca. Retro-olfato mais intenso que o nariz, revelando mais fruta vermelha, algo de floral e também uma leve nota láctea, lembrando iogurte. Boa persistência, se levarmos em conta sua estrutura, em 7 segundos.

É um espumante equilibrado, fresco, com nariz agradável e melhor ainda na boca. Ótimo para acompanhar entradinhas e canapês e abrir os trabalhos da noite. 

O preço? Bem, fomos bons meninos em 2011 e merecíamos o presente de comprá-lo mais barato. Mas moramos no Brasil (e, mais especificamente, Salvador)... Papai-Noel e preço justo são conceitos que ainda não chegaram a estas praias. Quem sabe na Lapônia?

Em tempo, veja também as degustações do Freixenet Cordón Negro Brut, e Freixenet Carta Nevada Semi Seco.

Freixenet Cordón Negro Brut
Região: Penedès - Espanha
Produtor: Freixenet
Importador: Preebor Company do Brasil
Teor alcoólico: 12%
Casta(s):  Trepat e Garnacha
Preço: aprox. R$ 50,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário