quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

#cbe Fleur du Cap Bergkelder Selection Chenin Blanc 2010


Este foi o segundo vinho no final do ano para a Confraria Brasileira de Enoblogs. O tema , também escolhido pelo confrade André Rossi do blog EnoDeco, foi "Vinho branco do novo mundo de uvas que não sejam Chardonnay ou Sauvignon Blanc". Como grande apreciador de vinho branco e uvas "estranhas" eu adorei!

Escolhi um exemplar da região de Stellenbosch, na África do Sul, elaborado com uma casta branca que é, cada vez mais, considerada emblemática no país africano: A Chenin Blanc. Uma parcela de 75% do vinho passa por fermentação em barricas de carvalho americano de segundo e terceiro uso, e os outros 25% são fermentados em inox. Há um estágio de três meses sur lies antes de ser engarrafado.

Degustação:
Amarelo palha claro com reflexos verdes bem nítidos. Limpido.


Intenso, mas elegante. Aromas a pêssego e um toque de baunilha que deve vir da fermentação em barricas. Ao fundo, alguma fruta tropical indefinida que cresce em taça.


Corpo leve, mas macio. Acidez média (mas adequada ao conjunto), álcool um pouco ressaltado, mas que não chega a atrapalhar. Persistência média, em 7 segundos, e o retro-olfato define a tal fruta tropical para maracujá.

 Vinho agradável tanto no nariz quanto na boca. O engraçado que ele começa ressaltando os aromas e aspectos mais "gordos", lembrando o estereótipo do Chardonnay barricado, mas fecha com um quê de um Sauvignon Blanc chileno, com bom frescor e aquele aroma de maracujá. Um vinho gostoso e curioso, que vale a pena provar.


Não deixe de conferir também outros vinhos brancos da Fleur du Cap: o
Fleur du Cap Bergkelder Selection Sauvignon Blanc 2008 e o Fleur du Cap Bergkelder Selection Chardonnay 2009.

Fleur du Cap Bergkelder Selection Chenin Blanc 2010
Região: Stellenbosch - África do Sul
Produtor: Bergkelder - DistellImportador: Casa Flora
Teor alcoólico: 13,5% 
Casta(s): Chenin Blanc 
Preço: R$ 45,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário