terça-feira, 12 de abril de 2011

Miolo Gamay 2011

Depois de um longo hiato (quase um mês), estou de volta com o Notas Etílicas! Algumas demandas de trabalho, e uma certa preguiça de passar por aqui (confesso), me fizeram passar um tempo distante, e estou em débito com a postagem de diversos vinhos que tenho degustado, ao longo deste tempo. Tentarei deixar tudo meio atualizado nos próximos dias!

O vinho de hoje é a mais nova safra do Miolo Gamay, o primeiro vinho do ano no Brasil! Ele ainda não foi lançado no mercado, ou pelo menos não havia sido até a semana passada, quando o provei em degustação promovida pela vinícola aqui em Salvador.

Sem entrar em detalhes técnicos, mesmo porque creio que a vinificação foi realizada de forma semelhante à dos anos anteriores, vou direto para a nota de degustação. 

Degustação:
É um vinho vermelho-violáceo de intensidade média de cor, límpido e brilhante. 

No nariz, intensidade igualmente média, se mostrando melhor do que nos anos anteriores. Muita fruta vermelha, bala de framboesa, tutti-frutti (aquele cheirinho de chiclete). Enfim, uma coisa bem alegre. Tem um quê de fruta verde também, ou algo herbáceo no fundo.

Na boca se mostrou bem leve, seco, com ótima acidez, álcool quase imperceptível. Taninos também não se mostram aqui, e há apenas um leve amargor final. Persistência média (6 segundos), com retro-olfato trazendo de novo as notas de fruta vermelha, aquele quê verde, e um descritor bem comum dos beaujolais novos: um leve toque de banana madura, que não havia se mostrado no nariz.

Foi uma grata surpresa. Tenho acompanhado este vinho aqui no blog desde a  safra 2009, e digo que ele melhorou ano após ano. Já conseguiu driblar o problema do álcool ressaltado, e também não tem mais tanto amargor na boca. Mostrou ainda melhora significativa na intensidade aromática, com relação a 2010.

É um vinho simples e barato, que dá para ser bebido muito bem sem maiores intenções de degustação: apenas devidamente resfriado, na piscina ou na praia, em um dia quente.

Confira aqui as notas de safras anteriores:
Miolo Gamay 2009
Miolo Gamay 2010

Miolo Gamay 2011
Região: Campanha Gaúcha - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group
Importador:
-
Teor alcoólico:
12%
Casta(s):
Gamay
Preço:
R$ 17,00 - R$ 22,00
OBS: Fico devendo o rótulo para vocês. O burrinho aqui não tirou fotos no evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário