terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Miolo Seleção Chardonnay Viognier 2010


Vinho branco da linha de entrada da Miolo, a conhecidíssima "Miolo Seleção", mas agora elaborado na região da Campanha Gaúcha, no projeto Seival Estate. Mais uma vez, peço que provem o vinho, antes de tirar conclusões baseadas em senso comum dos enófilos.

Elaboração:
Elaborado com as castas Chardonnay e Viognier na região da Campanha Gaúcha, este vinho é passa por desengace total dos frutos e maceração peculiar a frio durante 4 horas, seguida de prensagem em prensa pneumática. O mosto é clarificado a frio (8-10 graus Celsius) por 1 a 2 dias. Depois passa por fermentação a temperatura controlada de 13-15 graus, por 14 a 18 dias, sendo conservado em tanques de inox, sem fermentação maloláctica.

Degustação:
Tem cor amarelo-palha clara, com reflexos verdes, límpido e brilhante. Lágrimas rápidas, finas e abundantes.

Aromas de média intensidade, lembrando fruta branca, leve amanteigado, floral delicado. Me surpreendeu ver que este vinho não sofre fermentação maloláctica, devido à presença do amanteigado. Ainda assim, mostra muito frescor no nariz.

Corpo leve, mostra leve sensação frisante no início e algum dulçor. Boa acidez, bem adequada, álcool equilibrado. Sem amargor. Persistência ligeira (6 segundos), com retro-olfato confirmando o nariz.

Exceto o leve frisante, que logo se dissipou, o vinho não mostrou nenhum defeito. Pelo contrário, tem aromas bem agradáveis, e é bem gostoso e fácil de beber, demonstrando que a ida para a Campanha Gaúcha fez muito bem aos vinhos da linha Miolo Seleção! Vale a pena abrir a cabeça e experimentar.

Miolo Seleção Chardonnay Viognier 2010
Região:  Campanha Gaúcha - Brasil
Produtor:
Vinícola Miolo - Seival Estate
Importador:
-
Teor alcoólico:
12%
Casta(s):
Chardonnay - Viognier
Preço:
aprox. R$ 20,00

3 comentários:

  1. Esse Miolo Vionier é realmente surpreendente.
    Realizei uma degustação em natal da casta e ele foi o mais pontuado.
    È muito refrescante e floral.
    Parabéns.

    Irina Cordeiro
    http://elpeperoncino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Há um bom tempo não abro um Miolo Seleção. Das últimas vezes não tive nada que fizesse repetir a prova. Dessa vez, porém, fico com uma boa dessa garrafa que acabo de abrir. Concordo com as notas de degustação desse post.

    Mas, para continuar a conversa...

    O tempo passou, a chardonnay ficou e a viognier chegou. Com isso deixo uma pergunta: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA VIOGNIER PARA ESSE VINHO?

    ResponderExcluir
  3. Oi Ellen!

    Tanto a fruta branca (que pode ser característica de ambas), quanto o floral principalmente, são descritores comuns da Viognier.

    A acidez é boa, mas creio que, pra um vinho que não passa por maloláctica, talvez fosse maior ainda se não fosse pela Viognier, caracterizada por sua baixa acidez.

    Enfim...eu apostaria nisso!

    ResponderExcluir