sábado, 12 de fevereiro de 2011

Clos de Torribas Blanc de Blancs 2009


Tenho degustado muitos rótulos da espanhola Pinord, localizada na região do Penedès. O último destes vinhos foi o Clos de Torribas Blanc de Blancs 2009, que, a despeito do nome, que a princípio sugere um espumante pelo "blanc de blancs", na verdade é um vinho branco tranquilo. 

O grande pulo do gato aqui - e que talvez meio que explique o nome - é que este vinho branco é justamente elaborado com um blend das três castas conhecidas no Penedès por darem origem ao seu mais famoso produto: o espumante Cava. Sim, estou falando da Macabeo, da Parellada e da Xarel-lo. Como nunca havia bebido um vinho branco elaborado com estas uvas, fiquei muito curioso!

Degustação:
Tem cor amarelo-palha claro, límpido e brilhante, com lágrimas rápidas e finas, em média quantidade.

Média intensidade aromática, com aroma a fruta branca, cítrico e algo mineral também bem presente.

Levíssimo, acidez cortante, álcool quase imperceptível, frescor ótimo, persistência média/ligeira (6 segundos), com retro-olfato ampliando a mineralidade.

Um vinho leve, correto e gostoso. Os aromas remetem a muito frescor, sobretudo a nota mineral, e a acidez ótima, correspondendo às expectativas geradas no exame olfativo. Um vinho de verão simpático por um ótimo preço!

Clos de Torribas Blanc de Blancs 2009
Região:
D.O. Penedès - Espanha
Produtor: Bodegas Pinord
Importador: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar)
Teor alcoólico:
11,5%
Casta(s):
Parellada - Macabeo - Xarel-lo
Preço:
aprox. R$ 25,00

3 comentários:

  1. Bah, ontem tomei um vinho muito feminino, bom, falar que pinot noir é feminino é quase redundante, hahahhaha! Foi um Reserva Castillo de Molina Pinot Noir 2008 Central Valley San Pedro. Uma delícia! Recomendo ;) Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia!

    Cheguei a beber esse Castillo de Molina Pinot Noir algumas vezes, mas faz tempo! Me lembro de ter gostado bastante, e tentarei beber ele de novo!

    Abraço!

    ResponderExcluir