quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Angove Long Row Riesling 2008



Este Riesling australiano foi bebido na semana passada e agradou a todos aqui em casa. É uma pena que seja tão difícil encontrar rótulos desta casta aqui em Salvador a preços acessíveis, pois ela dá origem a vinhos brancos deliciosos! A linha Long Row produz alguns dos vinhos básicos da Angove, pelo que pude ver. São feitos para serem bebidos jovens dando ênfase ao frescor.

Elaboração:
Feito no Sul da Austrália, este Riesling é um blend elaborado com uvas dos vinhedos da Angove em Riverland (Nanya Vineyard) e Clare Valley. É fermentado em tanques de inox a baixas temperaturas.

Degustação:
O vinho é amarelo-palha com reflexos verdes, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e esparsas.

Tem aromas intensos, com muita mineralidade (lembrou pedra molhada, de rio, e também querosene), e também algo de cítrico. Muito agradável. 

Na boca é seco, com acidez muito viva, corpo leve e álcool bem balanceado. Não apresentou nenhum amargor. Tem persistência média (7 segundos), com retro-olfato confirmando as notas minerais, ampliando o cítrico e revelando uma leve nota floral.

Delicioso! Não sei se a sensação se amplifica devido ao fato de eu não beber Riesling com a frequência que gostaria, mas adorei este vinho. Não é um daqueles Rieslings encorpados, longevos, e sim um exemplar, como eu dissse no início, que prima pelo frescor e juventude. As notas minerais e sua maravilhosa acidez o tornam uma excelente opção para refrescar este verão soteropolitano!

Angove Long Row Riesling 2008
Região: South Australia - Austrália
Produtor: Angove
Importador: Real Comercial Ltda
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Riesling
Preço: R$ 55,00

2 comentários:

  1. Realmente o preço não é muito atrativo, mas achei interessante por sê-lo australiano. Nunca tomei vinho de lá. Valeu a dica. Abração

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia!

    Desculpa a demora em te responder!

    Experimente este Riesling que ele vale cada centavo!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir