quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Salton Prosecco


Bebi este espumante em casa com a família, para abrir os trabalhos do jantar no último sábado. Na verdade já vinha me prometendo provar este "Prosecco" nacional há algum tempo, devido a comentários positivos em outros blogs de vinho. 

Elaboração:
O espumante é elaborado com uvas Prosecco (atualmente chamadas de Glera, segundo a regulamentação do Prosecco, na Itália) através do método Charmat, onde a segunda fermentação ocorre em tanques de inox a 12 graus Celsius por 45 dias, segundo o site da Salton.

Degustação:
O espumante tem cor amarelo-palha, com perlage médio em quantidade, tamanho das bolhas e velocidade de subida. A coroa não é muito persistente. 

Tem aromas de média intensidade, em sua maioria primários. Maçã verde, cítrico e level floral se destacam, sobre um fundo de mel bem perceptível.

É seco, com boa acidez, álcool equilibrado, mas um amargor incômodo na boca. A espuma é razoável. Persistência entre 6 e 7 segundos, com retro-olfato mostrando novamente os aromas de mel e flores na boca. 

Os aromas formaram um conjunto bem simples e agradável neste espumante, mas o amargor estraga um pouco a festa. Se comprado por uns 20-25 reais, vale a pena.
Salton Prosecco
Região:
Vale dos Vinhedos - Brasil
Produtor: Vinícola Salton
Importador: -
Teor alcoólico:
11,5%
Casta(s):
Prosecco
Preço:
De R$ 20,00 a 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário