quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

#cbe Universo Austral Pinot Noir Reserva 2008


Depois de um hiato em minha participação, retorno às atividades da Confraria Brasileira de Enoblogs, cujo tema proposto pelo blog Enodeco, foi "Pinot Noir de até 100 reais". 

Confesso que desta vez foi meio difícil fugir ao clichê aqui em Salvador, sobretudo levando em consideração a oferta de vinhos disponível a este preço (e também o quanto eu pude gastar para a degustação). Inevitavelmente, se eu ficasse no Chile, acabaria optando por um Pinot de Casablanca. Como minha opção foi variar para a Argentina, a escolha óbvia foi um vinho da Patagônia. 

Este Pinot Noir da Bodegas Universo Austral é elaborado com uvas da província de Neuquén, um dos bons lugares (para não dizer melhores) para a produção de Pinot Noir na Argentina. Infelizmente não consegui encontrar dados sobre este produto no site da vinícola, o que me leva a crer que ele é elaborado exclusivamente para exportação. 

É um vinho de cor vermelho-rubi com intensidade média, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com pouca cor.

No nariz é bem intenso, com aroma fresco de fruta vermelha (morango, framboesa), e um leve tostado secundário que cresce em taça, definindo para café. Após algum tempo aparece também especiaria.

Tem corpo médio, mais estruturado que os Pinot Noir que estou acostumado a beber. Bela acidez, álcool um pouco exagerado, mas ainda cabendo na estrutura, e que arrefecem em taça. Taninos presentes, mas de boa qualidade. Macio, aveludado. Persistência em 8s, retro-olfato confirma nariz, com presença perceptível da madeira, sem prejudicar a fruta.

Recomendo beber um pouco mais resfriado que o normal de tintos, mas não menos de 16 graus, sob pena de perder muito em aromas. Achei um vinho interessante, que me surpreendeu pela estrutura, suficiente para aguentar carnes com molhos mais elaborados, eu acho.

Universo Austral Pinot Noir Reserva 2008
Região: Neuquén (Patagônia) - Argentina
Produtor: Bodegas Universo Austral
Importador:Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Pinot Noir
Preço: R$ 54,90

2 comentários: