quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Herdade do Pinheiro Branco 2008


Finalmente voltando de forma decente ao blog!

Confesso que andei meio relapso, por conta de umas demandas de trabalho. Mas hoje resolvi tomar vergonha na cara - bebendo um vinho - e postar com mais calma.

Estou aqui a beber um Herdade do Pinheiro Branco 2008, vinho até baratinho (R$ 27,90) comprado na Perini. Trata-se de um regional alentejano elaborado com parcelas iguais de Antão Vaz e Roupeiro. No site da Herdade do Pinheiro não há muitas informações sobre a elaboração do vinho, exceto que passou por decantação de 48 horas após a fermentação alcoólica a 17ºC, durante 10 dias, e na seguida estágio de 3 meses em garrafa.

O vinho é amarelo-palha com reflexos ouro, límpido e brilhante, de lágrimas rápidas, finas em média quantidade.

Tem boa intensidade, com aromas predominantes de abacaxi e lácteo (meio amanteigado), o que me faz crer que passou por maloláctica. Um leve cítrico secundário também e perceptível, e um aroma mineral de pedra molhada fecha o conjunto.

Na boca tem corpo médio, com boa untuosidade. Álcool bem perceptível (13,5%), mas até integrado ao conjunto. A acidez é boa, não deixando a untuosidade ficar chata. Boa persistência (8-9 segundos), com retro-olfato reforçando as notas lácteas e de abacaxi, e o final de boca mineral. O único problema foi um amargor meio chato.
A despeito do defeito em boca, é um bom vinho. Principalmente se levarmos em conta o preço dele. Recomendo!

Herdade do Pinheiro Branco 2008
Região:
Vinho Regional Alentejano - Portugal
Produtor: Herdade do Pinheiro
Importador: Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
50% Antão Vaz - 50% Roupeiro
Preço:
R$ 27,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário