sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Quinta do Vallado Reserva 2007

Entrando na reta final da bateria de notas de degustação do City Tasting ViniPortugal Salvador, escrevo sobre este branco, harmonizado com um bacalhau no jantar.

Elaborado no Douro, este é um corte de Rabigato, Verdelho, Viosinho e Arinto. O vinho passa por 10 meses em carvalho francês, sendo 70% de barricas novas e o restante barricas com 1 ano, recebendo bâtonnage
 
Mostrou cor amarelo palha de média intensidade, com reflexos verdes. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.
 
No nariz é intenso, com aromas do carvalho bem aparentes, mostrando baunilha e tostado. Também tem um quê amanteigado. A fruta fica por conta de um abacaxi em compota, e fechando o conjunto uma agradável nota mineral.
 
Muito encorpado,  álcool bem potente e certo dulçor, resultando num vinho untuoso e macio que é equilibrado por uma acidez excelente. A persistência é bem longa, passando dos 10 segundos, e no retro-olfato predominam as notas tostadas e amanteigadas.
 
Um vinho muito estruturado, que aguenta bem molhos mais encorpados e peixes gordurosos, como o bacalhau. Também acredito que possa ser guardado por um par de anos sem prejuízos, embora já esteja excelente! Queria ter provado ele sem comida também!
 
Quinta do Vallado Reserva 2007
Região: Douro DOC - Portugal
Produtor: Quinta do Vallado
Importador: Cantu
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Rabigato - Verdelho - Viosinho - Arinto
Preço: R$ 133,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário