sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Herdade dos Grous Reserva Tinto 2007

Quarto vinho degustado no City Tasting ViniPortugal Salvador, e primeiro tinto da noite. 

Sem dúvidas é um dos grandes exemplares de vinho português que já tive a oportunidade de provar!

Elaborado pela alentejana Herdade dos Grous, este vinho é um corte de 50% de Alicante Bouschet, 30% de Syrah e 20% de Touriga Nacional. Depois de passar por maceração prolongada e fermentação em lagares, o vinho estagia por 12 meses em barricas novas de carvalho francês. 

O resultado, como era de se esperar pelas castas que compõem o corte, é um vinho de coloração  vermelho violácea extremamente intensa, fechada mesmo. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, cheias de cor.

No nariz, muita intensidade aromática, e bela integração entre fruta e madeira, com aromas a ameixa, cerejas e muito chocolate. Sinto que perdi algumas nuances mais sutís, no entanto. Acontece na correria destas degustações de muitos rótulos.

Ao provar se destaca pelo corpo. É um vinho suculento, daqueles que dá a impressão de que você está mordendo uma fruta, com taninos firmes e de boa qualidade, persistência muito alta (20+), bela acidez e álcool la em cima, mas sem atrapalhar. O retro-olfato me trouxe as mesmas sensações do nariz, e mais uma vez a impressão de que a pressa me fez perder algo.

Ainda assim, já deu pra ver que é um dos belos vinhos portugueses que já provei, e que com certeza vai ganhar muito ao longo dos anos, quando arrefecer os superlativos, e afinar um pouco. Talvez aí as nuances apareçam.  Ainda assim, já está mais do que pronto para beber. Gostaria muito de degustá-lo novamente, em outro estágio, mais velho. Quem sabe um dia meu bolso permita!

Em tempo, recebeu 91 pontos da Wine Advocate.

Herdade dos Grous Reserva Tinto 2007
Região: Vinho Regional Alentejano - Portugal
Produtor: Herdade dos Grous
Importador: Épice
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): 50% Alicante Bouschet - 30% Syrah - 20% Touriga Nacional
Preço: R$ 269,44

Um comentário:

  1. Este é,sem dúvida um dos melhores vinhos que já bebi. De Portugal é sem dúvida um dos top 5

    Umabraço Peter

    ResponderExcluir