segunda-feira, 26 de julho de 2010

Casal Garcia Branco 2009

Vez ou outra - geralmente uma vez a cada dois anos, pelo menos - eu e minha família partimos em uma pequena aventura de carro de Salvador até Cristalândia, no interior do Tocantins. São aproximadamente 1.6 mil quilômetros que nós fazemos em um dia e meio. 
 
Pois bem, partimos ontem novamente nesta jornada, e paramos para dormir como sempre no município de Luís Eduardo Magalhães, a fronteira final entre Bahia e Tocantins. A cidade é bem arrumadinha, o que se justifica por ser um centro relevante de agronegócios. Lá, ficamos hospedados no Hotel St. Louis, que surpreendentemente tinha uma carta de vinhos, ainda que muito simples.

Para abrir os trabalhos do jantar, e nos recompensarmos por um dia cansativo de viagem, pedimos um Casal Garcia 2009, a melhor opção de vinho branco disponível.
 
O vinho dispensa apresentações. É simplesmente o vinho branco português mais vendido no mundo, e evidentemente, o vinho verde mais popular tambem. Elaborado por uma gigante portuguesa, a Aveleda, o Casal Garcia é um corte de Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal.

Sua cor é amarelo palha com reflexos verdes, bem claro.

No nariz, aroma de intensidade média/baixa, com cítrico, maçã verde, algo secundário lembrando mel muito de leve.

Na boca é seco, levíssimo, com muita acidez e muita, mas muita agulha. Persistência curta, em 5 segundos, álcool quase imperceptível e retro-olfato bem leve, quase imperceptível de tão curto.

Bem, é um vinho sem surpresas. Talvez justamente por isso eu goste dele, embora numa avaliação estritamente técnica ele não se saia lá muito brilhante. Baixa intensidade, curto, agulha em abundância mais do que o normal num vinho verde...mas é gostoso, muito refrescante e barato! 

E sinceramente, depois de 12 horas dentro de um carro, eu não preciso de mais do que isso! O vinho estava simplesmente ótimo e me rendeu bons momentos. E vinho é isso, afinal de contas.

Amanhã eu passo aqui na LAN House para postar sobre o 2o vinho da noite, que foi o primeiro vinho PARANAENSE que bebi na vida! Vale a pena conferir!

Casal Garcia Branco 2009
Região: Vinhos Verdes (Minho) - Portugal
Produtor:
Aveleda
Importador:
Interfood
Teor alcoólico:
10%
Casta(s):
Trajadura, Loureiro, Arinto, Azal
Preço:
aprox. R$ 26,00

OBS: Há algum tempo, na postagem do Casal Garcia Rosé 2009, eu fiquei devendo as castas com as quais o vinho é elaborado. Lá vai: Vinhão, Azal Tinto e Borraçal, em quantidades não especificadas!

2 comentários:

  1. Semana passada estávamos em Belém e resolvemos jantar ao relento, no calor, para fugir da musica ao vivo alta demais no interior do restaurante. Da mesma maneira simples e confiável que com você, o Casal Garcia branco geladinho "salvou nossas vidas" numa situação de opções limitadas.

    ResponderExcluir
  2. O espírito é esse mesmo Oswaldo!

    Casal Garcia é um salvador da pátria, às vezes!

    E é aquele tipo de vinho que você não tem receio em servir em uma temperatura estupidamente mais baixa em lugares mais quentes, como a região Norte do país!

    Digam o que disserem, fica uma delícia!

    ResponderExcluir