quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dezem Merlot 2005

Conforme prometido anteontem, meu próximo post seria sobre o meu primeiro vinho paranaense. Cá estou eu cumprindo a promessa, com um dia de atraso. (Ontem a LAN House estava fechada, acho que era feriado aqui na cidade onde estou)

Enfim, o vinho foi bebido durante o jantar em Luís Eduardo Magalhães (a meio caminho de minha casa e a cidade onde estou), em companhia de minha família.
Os vinhos são elaborados pela vinícola Dezem na cidade de Toledo-PR. Não consegui levantar muitas informações a respeito deste rótulo, pois pelo visto a vinícola não o faz mais, ou se faz, mudou a marca para a linha "atmo". Vou mandar um e-mail para o produtor depois e perguntar.
Quanto à prova do vinho, ele era vermelho rubi bem claro e transparente, já mostrando alguns reflexos atijolados leves. As lágrimas apareceram em média quantidade, finas e rápidas, sem cor.

No nariz a intensidade aromática é baixa - cresce um pouco em taça, mas nada significativo com aromas a fruta escura em geléia, alguma especiaria e leve chocolate amargo. Depois de algum tempo apareceu algo lembrando menta.

Ao provar é seco, de corpo magro, quase sem taninos, álcool equilibrado e acidez moderada. Persistência curta (5 segundos) e retro-olfato bem breve, sem nada de novo.

Bem...o leitor deve estar pensando "pô, esse vinho tá em declínio!". É possível. Na verdade, é provável. Mas ainda assim, os aromas eram interessantes, a despeito da baixa intensidade, e a boca não chegava a ser chata, apesar de o vinho parecer que estava desvanecendo de tão delicado. Ainda estava gostoso de beber.

Fora isso, fiquei impressionado com o vinho não ter nem um pouquinho do amargor chato tão comum nos exemplares do Rio Grande do Sul.

Enfim, a experiência foi suficiente para me deixar curioso, e me fazer olhar com mais atenção para os vinhos finos produzidos no Paraná. Convido o leitor deste blog a fazer o mesmo!

Dezem Merlot 2005
Região: Toledo (PR) - Brasil
Produtor:
Vinícola Dezem
Importador:
-
Teor alcoólico: -

Casta(s):
Merlot
Preço: (R$ 47,00 no restarante. Deve ser bem mais barato no produtor)


* Acabei de me dar conta. Este é o primeiro monovarietal de Merlot que eu posto no blog!


** Fico devendo informações sobre teor alcoólico e preço exato do vinho. Assim que souber posto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário