quinta-feira, 20 de março de 2014

#CBE Delas Saint-Espirit Blanc Côtes Du Rhône


Postando atrasado o vinho de fevereiro da Confraria Brasileira de Enoblogs, cujo tema proposto pelo Deco Rossi, do EnoDeco, foi "Pra aproveitar o calor e tentar variar um pouco, vamos com um vinho branco de corte de qualquer faixa de preço".

Em termos de vinhos brancos de corte eu acabo recorrendo muito aos portugueses, sobretudo alentejanos e durienses. Então, pra variar um pouco, resolvi aproveitar e aumentar minha bagagem de brancos franceses com este exemplar do sul do Rhône.

São produzidas anualmente 60 mil garrafas e o vinho é um corte de uvas típicas da região: 70% Grenache Blanc, 10% Bourboulenc, 10% Clairette e 10% Viognier. Segundo o site do produtor o vinho não passa nem por barricas nem por fermentação maloláctica, para manter o frescor.

Visual: Amarelo-palha médio, já tendo adquirido alguma intensidade provavelmente devido ao tempo. Límpido.

Olfativo: Aromas de média intensidade, com pêssego/damasco, leve floral e um quê que lembrou baunilha (a despeito de o vinho não passar por barricas). 

Gustativo: Corpo leve, com acidez já moderada, álcool equilibrado. Persistência média e um quê de maciez, adocicado.

Opinião: É um vinho fácil de beber, com aromas interessantes e ainda vivo apesar de ser 2011. Justamente por isso recomendo consumir imediatamente. Daqui pra frente, creio que ele só deve se manter estável ou perder qualidade.

Delas Saint-Espirit Blanc Côtes Du Rhône
Região: Cotes du Rhône AOC
Produtor: Delas Frères
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): 70% Grenache Blanc, 10% Bourboulenc, 10% Clairette e 10% Viognier
Preço: R$ 75,00 no Mercato Di Vino (Salvador) - R$ 69,00 no site da Grand Cru

Nenhum comentário:

Postar um comentário