sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Quinta do Seival Castas Portuguesas 2011



Eu sou completamente suspeito - e assumo - pra falar deste vinho. Por que? Simplesmente porque o acho um dos tintos nacionais mais empolgantes do mercado dos grandes produtores. Muito mais interessante do que certos medalhões que custam o dobro do preço. 

Elaborado na Campanha Gaúcha, no município de Candiota-RS, o Castas Portuguesas leva uma combinação de duas clássicas uvas lusitanas: a Touriga Nacional e a Tinta Roriz (Tempranillo na Espanha). Passa por estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

Visual: Vermelho violáceo muito intenso, mostrando sua juventude.

Olfativo: Muita intensidade aromática, com caráter extremamente frutado de ameixas em calda e framboesas. Algo levemente tostado, lembrando cacau e caramelo. Fechando o conjunto, uma nota floral típica da Touriga Nacional.

Gustativo: Corpo médio, com acidez bem acentuada, álcool quente e taninos médios, com alguma adstringência, mostrando que ainda se trata de um vinho jovem. Retro-olfato confirma o nariz. Bem seco e com certo amargor no fim de boca. Persistência em cerca de 8s. 

Opinião: Falta afinar na boca, evoluir e deve virar um vinho excelente. Mas já pelo nariz é empolgante! Confesso que gostava bastante do corte antigo, no qual usavam a Alfrocheiro Preto, mas continua um vinho interessante, mostrando que nem só de Cabernet Sauvignon e Merlot vive o tinto brasileiro! 

Quinta do Seival Castas Portuguesas 2011
Região: Campanha Gaúcha (Candiota-RS) - Brasil
Produtor: Miolo Wine Group
Importador: -
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Touriga Nacional - Tinta Roriz
Preço: R$ 65,00 (Makro - Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário