quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Casa de Santa Vitória Touriga Nacional 2009



Já havia provado este Touriga Nacional outras vezes - mas de safras anteriores - em eventos de degustação aqui em Salvador e São Paulo, no entanto esta foi a primeira vez que tive uma garrafa "para chamar de minha" e realmente beber o vinho com mais calma e atenção. E claro, depois da degustação técnica, beber o restante da garrafa em família! 

Pra dar uma (explicação) rapidinha, a Casa de Santa Vitória é o braço vitivinícola do grupo Vila Galé, mais conhecido por sua atuação no setor hoteleiro. Os vinhedos ficam na região do Alentejo, onde a empresa também produz azeites de qualidade.

Este exemplar foi eleito em sua safra 2008 como o melhor vinho tinto do Velho Mundo na Expovinis 2012. A safra 2009, que degustei, faturou uma medalha de prata no Decanter World Wine Awards 2013.

Para produzir este vinho as uvas são colhidas manualmente e selecionadas. O mosto passa por maceração a frio durante 2 dias e depois é fermentado a 26 graus em lagares. Passa por fermentação maloláctica em barricas novas de carvalho francês, nas quais estagia por 14 meses.


Visual:  Vermelho violáceo muito intenso e brilhante.

Olfativo: Inicia já muito intenso, com notas de fruta vermelha bem madura, floral, folhas de chá, baunilha e especiarias.

Gustativo: Se mostra jovem, a afinar. Muito robusto, com taninos bem presentes e adstringentes, mas com qualidade, daqueles que ficarão bem elegantes. Bela acidez, viva, mas integrada ao conjunto. Álcool um pouco ressaltado, mas dá pra notar que está a par do conjunto. Macio. Parrudo. Sem amargores exagerados no final de boca, bem maneirinho. Persistência muito grande, com suculência, fruta. Taninos marcam o final. Persiste na boca por mais de 15 segundos.

Opinião: Um vinho jovem e já excelente para ser bebido, mas que com certeza se beneficiará muito de guarda, para quem gosta de vinhos evoluídos. Para os que gostam de um perfil opulento, gordo e com muita exuberância de fruta, está perfeito para consumo imediato.

Casa de Santa Vitória Touriga Nacional 2009
Região: Vinho Regional Alentejano - Portugal
Produtor: Casa de Santa Vitória
Importador: Adega Tio Sam
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Touriga Nacional
Preço: R$ 117,60 (Adega Tio Sam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário