quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Grochau Cellars "Tinto" 2010



Este vinho ganhei de presente de um casal de amigos que estão morando na gringa, o Leo e a Vivi, por ocasião de uma visita deles à terrinha. O que achei bacana nele é que foge ao clichê do que temos disponível em vinhos estadunidenses aqui no Brasil: os californianos.

Pois bem, trata-se de um exemplar oriundo do Oregon, estado que tal como a Califórnia fica na Costa Oeste dos EUA, porém, mais ao norte. A produção de vinhos lá é relativamente recente e surgiu com a segunda onda de produtores estadunidenses, quando a Califórnia já era um produtor conhecido. Esta garrafa vem da região de Rogue Valley, uma das três grandes do Oregon.

É um corte de Tempranillo, Syrah e Grenache cujas proporções constavam na garrafa e esse irresponsável blogueiro infelizmente esqueceu de tomar nota. No site não há mais informações sobre o processo de vinificação.

Visual: Vermelho-violáceo intenso, mostrando juventude.

Olfativo: Aromas intensos, lembrando ameixa, frutas vermelhas em geral (mas sem exageros) e algo de especiaria, lembrando pimenta, de leve. Surgiu uma nota inusitada também - para vinhos tintos - que lembrou casca de tangerina.

Gustativo: Corpo médio, com grande acidez e taninos bem presentes, secando a boca. Não possui tanto volume de boca, mostrando uma pegada mais leve. Persistência media, com retro-olfato lembrando baunilha.

Opinião: Vinho interessante, com aromas agradáveis e uma pegada levemente rústica na boca. Pede comida para acompanhar. Foge ao padrão de vinhos excessivamente frutados e com estrutura musculosa, quase adocicados, que muitas vezes vemos nos Californianos. Excelente opção, pena que não está disponível no mercado nacional. Meus agradecimentos ao casal Robadey!

Grochau Cellars "Tinto" 2010
Região: Rogue Valley (Oregon) - Estados Unidos
Produtor: Grochau Cellars
Importador: -
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Tempranillo, Syrah, Grenache
Preço: US$ 18,00 (No site da vinícola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário